Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
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Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
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Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
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psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
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3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
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Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
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O
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idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
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Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
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Após
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O
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Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
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Psicossexual
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A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
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O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
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O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
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Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
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Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
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3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
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Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
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Após
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a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
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O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a
Desenvolvimento
Psicossexual
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual
A
Teoria do Desenvolvimento Psicossexual é uma das contribuições mais conhecidas
e influentes de Sigmund Freud para a psicologia. Segundo essa teoria, o
desenvolvimento da personalidade é influenciado por uma série de estágios
psicossexuais, que ocorrem desde o nascimento até a idade adulta, cada um
caracterizado por foco em uma zona erógena do corpo e por conflitos
específicos.
O
primeiro estágio é o estágio oral, que ocorre desde o nascimento até
aproximadamente os 18 meses de idade. Durante esse período, a zona erógena
primária é a boca, e a gratificação vem da alimentação e da sucção. Conflitos
nesse estágio podem surgir devido à privação ou ao excesso de alimentação,
resultando em fixações relacionadas à dependência ou à independência.
O
segundo estágio é o estágio anal, que ocorre por volta dos 18 meses aos
3 anos de idade. Durante esse estágio, a zona erógena primária é o ânus, e o
foco está no controle dos esfíncteres e na satisfação relacionada à eliminação.
Conflitos nesse estágio podem surgir do treinamento para o controle dos
esfíncteres, resultando em fixações relacionadas à ordem, limpeza ou controle.
O
terceiro estágio é o estágio fálico, que ocorre dos 3 aos 6 anos de
idade. Durante esse período, a zona erógena primária é os genitais, e o foco
está na descoberta da diferença entre os sexos e no complexo de Édipo ou
Elektra. Conflitos nesse estágio podem surgir do desejo inconsciente da criança
de possuir o genitor do sexo oposto e rivalizar com o genitor do mesmo sexo.
Após
o estágio fálico, ocorre um período de latência, que vai dos 6 anos até
a puberdade. Durante essa fase, o desenvolvimento sexual parece estar
adormecido, e o foco principal é no desenvolvimento social, educacional e de
habilidades.
O
último estágio é o estágio genital, que ocorre na adolescência e
continua ao longo da vida adulta. Durante esse período, a zona erógena primária
são novamente os genitais, e o foco está na capacidade de estabelecer
relacionamentos íntimos e gratificantes. Conflitos nesse estágio podem surgir
devido a dificuldades na resolução do complexo de Édipo ou Elektra, ou devido a
problemas de identidade sexual ou relacionamentos interpessoais.
Embora a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Freud tenha sido criticada por sua falta de evidências empíricas e por sua ênfase excessiva na sexualidade infantil, suas contribuições para a