Introdução
à
Segurança Pública
A gestão da crise: conceitos atualizados
A Crise "A medida do sucesso na vida não é determinada
pelo progresso que você fez, mas pelas adversidades que superou ao longo do caminho." - Abraham
Lincoln Crise
Podemos definir a crise, no contexto policial, como um eve nto crítico (decisivo). Existem
várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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A Crise "A medida do sucesso na vida não é determinada
pelo progresso que você fez, mas pelas adversidades que superou ao longo do caminho." - Abraham
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Podemos definir a crise, no contexto policial, como um eve nto crítico (decisivo). Existem
várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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Podemos definir a crise, no contexto policial, como um eve nto crítico (decisivo). Existem
várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
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• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
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• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
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• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
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• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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Podemos definir a crise, no contexto policial, como um eve nto crítico (decisivo). Existem
várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
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Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
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• Atos terroristas.
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• Captura de fugitivos em áreas rurais.
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Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
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Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
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• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
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Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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Introdução
à
Segurança Pública
A gestão da crise: conceitos atualizados
A Crise "A medida do sucesso na vida não é determinada
pelo progresso que você fez, mas pelas adversidades que superou ao longo do caminho." - Abraham
Lincoln Crise
Podemos definir a crise, no contexto policial, como um eve nto crítico (decisivo). Existem
várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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A gestão da crise: conceitos atualizados
A Crise "A medida do sucesso na vida não é determinada
pelo progresso que você fez, mas pelas adversidades que superou ao longo do caminho." - Abraham
Lincoln Crise
Podemos definir a crise, no contexto policial, como um eve nto crítico (decisivo). Existem
várias definições para crise, no entanto, em nosso contexto, podemos defini -la como:
• Uma expressão violenta e inesperada de ruptura da estabilidade, da normalidade, que pode ser evidente e m qualquer atividade humana (neste caso, discutiremos somente no campo da segurança pública).
• Pode ser uma tensão ou conflito.
• É uma situação severa onde os acontecimentos da vida social, quebrando padrões tradicionais, perturbam a organização de alguns ou todos os grupos integrados na comunidade.
Autores como Monteiro (1994, p. 5) e De Souza (1995, p. 19), em suas obras, mencionam o conceito de crise adotado pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos EUA, que é definido como: "Um e vento ou situação crucial que exige uma resposta especial da polícia para garantir uma solução aceitável". Nesse contexto, apresentaremos alguns exemplos de crises que requerem tal resposta especial da polícia:
• Assalto com reféns.
• Sequestro de pessoas.
• Rebelião em prisões.
• Assalto a banco com reféns.
• Ameaças de bomba.
• Atos terroristas.
• Sequestro de aeronaves.
• Captura de fugitivos em áreas rurais.
• Entre outros.
Gestão de Crises A gestão de crises pode ser descrita como uma metodologia que frequentemente utiliza uma sequência lógica para resolver problemas baseados em possibilidades. Devemos observar que a gestão de crises não é uma ciência exata, pois cada crise apresenta características únicas, requerendo soluções específicas, que ex igem uma análise e reflexão cuidadosa. É um conhecimento que deve ser aplicado em um tempo limitado e incalculável, pois vidas estão em jogo, diante dos mais variados problemas sociais, econômicos, políticos e ideológicos da humanidade.
Reiteramos a citaçã o dos autores Monteiro (1994, p. 6) e De Souza (1995, p. 23), que também explicam em seus trabalhos o conceito de gestão de crises utilizado pela Academia Nacional do FBI dos EUA: "... o processo de identificar, obter e aplicar recursos necessários à antec ipação, prevenção e resolução de uma crise". Características da Crise Com base nos estudos de Monteiro (1994), sobre gestão de crises, derivado da doutrina da
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