Introdução à
Segurança Pública
MATERIAL DE ESTUDO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA
PÚBLICA GUIA FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS
É imprescindível, em quase todas as profissões e atividades, que o ser humano se relacione com seus pares. Quando esses relacionamentos são harmoniosos, produtivos e espontâneos, geram satisfação e avanço. No entanto, quando são conflituosos, emergem barreiras que impedem o desenvolvimento das atividades, ocasionando estagnação nos objetivos a serem alcançados.
Mas o que entendemos por "relações humanas"? Trata-se da arte de se relacionar com o próximo, que se manifesta quando dois ou mais indivíduos interagem. Assim, em um ambiente de trabalho onde duas pessoas compartilham ideias e tarefas, um convívio é gerado que pode resultar em cooperação, atritos, comparações e mais.
Por que estudamos relações humanas? O objetivo é minimizar os obstáculos nas relações interpessoais e permitir uma maior satisfação entre as pessoas envolvidas no processo de convivência.
Existem dois tipos de relações humanas:
1. Comunicação interpessoal: trata-se do relacionamento entre pessoas, caracterizado por eventos ou situações ocorridas em ambientes como o lar, a escola, a empresa, a igreja, entre outros.
2. Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo, como um diálogo interno. Exemplos disso são oração, meditação, etc.
Neste momento, o foco está em analisar e desenvolver a comunicação interpessoal, especialmente voltada para a gestão de pessoas, tratando o tema de forma pragmática, o que permite uma assimilação mais rápida desse tópico por qualquer pessoa.
Podemos destacar algumas ações de relacionamento com pessoas, algumas benéficas e outras prejudiciais:
AÇÕES NEGATIVAS:
• COMODISMO: torna tudo insípido e sem vigor
• JULGAMENTO: prejudica imediatamente qualquer relação
• IRRITAÇÃO: desloca a responsabilidade de um erro para outra pessoa
• LEVIANDADE: ignora os sentimentos e preocupações dos outros
• MENTIRA: elimina a confiança entre duas pessoas
• CRÍTICAS: criam grandes barreiras nos relacionamentos
AÇÕES POSITIVAS:
• ACEITAÇÃO: reconhece que as pessoas têm falhas e precisam de auxílio
• OUVIR: permite compreender os sentimentos dos outros
• PACIÊNCIA: facilita a tolerância mútua
• ELOGIAR: reforça os laços de empatia mútua
• MOSTRAR INTERESSE: demonstra ao outro que pode contar conosco
• SORRIR: o ato mais relaxante e agradável que existe
Vamos analisar por que todos temos a ganhar melhorando nossos relacionamentos e
Introdução à
Segurança Pública
MATERIAL DE ESTUDO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA
PÚBLICA GUIA FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS
É imprescindível, em quase todas as profissões e atividades, que o ser humano se relacione com seus pares. Quando esses relacionamentos são harmoniosos, produtivos e espontâneos, geram satisfação e avanço. No entanto, quando são conflituosos, emergem barreiras que impedem o desenvolvimento das atividades, ocasionando estagnação nos objetivos a serem alcançados.
Mas o que entendemos por "relações humanas"? Trata-se da arte de se relacionar com o próximo, que se manifesta quando dois ou mais indivíduos interagem. Assim, em um ambiente de trabalho onde duas pessoas compartilham ideias e tarefas, um convívio é gerado que pode resultar em cooperação, atritos, comparações e mais.
Por que estudamos relações humanas? O objetivo é minimizar os obstáculos nas relações interpessoais e permitir uma maior satisfação entre as pessoas envolvidas no processo de convivência.
Existem dois tipos de relações humanas:
1. Comunicação interpessoal: trata-se do relacionamento entre pessoas, caracterizado por eventos ou situações ocorridas em ambientes como o lar, a escola, a empresa, a igreja, entre outros.
2. Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo, como um diálogo interno. Exemplos disso são oração, meditação, etc.
Neste momento, o foco está em analisar e desenvolver a comunicação interpessoal, especialmente voltada para a gestão de pessoas, tratando o tema de forma pragmática, o que permite uma assimilação mais rápida desse tópico por qualquer pessoa.
Podemos destacar algumas ações de relacionamento com pessoas, algumas benéficas e outras prejudiciais:
AÇÕES NEGATIVAS:
• COMODISMO: torna tudo insípido e sem vigor
• JULGAMENTO: prejudica imediatamente qualquer relação
• IRRITAÇÃO: desloca a responsabilidade de um erro para outra pessoa
• LEVIANDADE: ignora os sentimentos e preocupações dos outros
• MENTIRA: elimina a confiança entre duas pessoas
• CRÍTICAS: criam grandes barreiras nos relacionamentos
AÇÕES POSITIVAS:
• ACEITAÇÃO: reconhece que as pessoas têm falhas e precisam de auxílio
• OUVIR: permite compreender os sentimentos dos outros
• PACIÊNCIA: facilita a tolerância mútua
• ELOGIAR: reforça os laços de empatia mútua
• MOSTRAR INTERESSE: demonstra ao outro que pode contar conosco
• SORRIR: o ato mais relaxante e agradável que existe
Vamos analisar por que todos temos a ganhar melhorando nossos relacionamentos e