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Introdução à Segurança Pública

Introdução à 

Segurança Pública



MATERIAL DE ESTUDO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA

PÚBLICA GUIA FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

É imprescindível, em quase todas as profissões e atividades, que o ser humano se relacione com seus pares. Quando esses relacionamentos são harmoniosos, produtivos e espontâneos, geram satisfação e avanço. No entanto, quando são conflituosos, emergem barreiras que impedem o desenvolvimento das atividades, ocasionando estagnação nos objetivos a serem alcançados.

Mas o que entendemos por "relações humanas"? Trata-se da arte de se relacionar com o próximo, que se manifesta quando dois ou mais indivíduos interagem. Assim, em um ambiente de trabalho onde duas pessoas compartilham ideias e tarefas, um convívio é gerado que pode resultar em cooperação, atritos, comparações e mais.

Por que estudamos relações humanas? O objetivo é minimizar os obstáculos nas relações interpessoais e permitir uma maior satisfação entre as pessoas envolvidas no processo de convivência.

Existem dois tipos de relações humanas:

1.     Comunicação interpessoal: trata-se do relacionamento entre pessoas, caracterizado por eventos ou situações ocorridas em ambientes como o lar, a escola, a empresa, a igreja, entre outros.

2.     Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo, como um diálogo interno. Exemplos disso são oração, meditação, etc.

Neste momento, o foco está em analisar e desenvolver a comunicação interpessoal, especialmente voltada para a gestão de pessoas, tratando o tema de forma pragmática, o que permite uma assimilação mais rápida desse tópico por qualquer pessoa.

Podemos destacar algumas ações de relacionamento com pessoas, algumas benéficas e outras prejudiciais:

AÇÕES NEGATIVAS

  COMODISMO: torna tudo insípido e sem vigor 

  JULGAMENTO: prejudica imediatamente qualquer relação 

  IRRITAÇÃO: desloca a responsabilidade de um erro para outra pessoa 

  LEVIANDADE: ignora os sentimentos e preocupações dos outros

  MENTIRA: elimina a confiança entre duas pessoas 

  CRÍTICAS: criam grandes barreiras nos relacionamentos

AÇÕES POSITIVAS: 

  ACEITAÇÃO: reconhece que as pessoas têm falhas e precisam de auxílio 

  OUVIR: permite compreender os sentimentos dos outros 

  PACIÊNCIA: facilita a tolerância mútua 

  ELOGIAR: reforça os laços de empatia mútua 

  MOSTRAR INTERESSE: demonstra ao outro que pode contar conosco 

  SORRIR: o ato mais relaxante e agradável que existe

Vamos analisar por que todos temos a ganhar melhorando nossos relacionamentos e

Introdução à 

Segurança Pública



MATERIAL DE ESTUDO INTRODUÇÃO À SEGURANÇA

PÚBLICA GUIA FUNDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS

É imprescindível, em quase todas as profissões e atividades, que o ser humano se relacione com seus pares. Quando esses relacionamentos são harmoniosos, produtivos e espontâneos, geram satisfação e avanço. No entanto, quando são conflituosos, emergem barreiras que impedem o desenvolvimento das atividades, ocasionando estagnação nos objetivos a serem alcançados.

Mas o que entendemos por "relações humanas"? Trata-se da arte de se relacionar com o próximo, que se manifesta quando dois ou mais indivíduos interagem. Assim, em um ambiente de trabalho onde duas pessoas compartilham ideias e tarefas, um convívio é gerado que pode resultar em cooperação, atritos, comparações e mais.

Por que estudamos relações humanas? O objetivo é minimizar os obstáculos nas relações interpessoais e permitir uma maior satisfação entre as pessoas envolvidas no processo de convivência.

Existem dois tipos de relações humanas:

1.     Comunicação interpessoal: trata-se do relacionamento entre pessoas, caracterizado por eventos ou situações ocorridas em ambientes como o lar, a escola, a empresa, a igreja, entre outros.

2.     Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo, como um diálogo interno. Exemplos disso são oração, meditação, etc.

Neste momento, o foco está em analisar e desenvolver a comunicação interpessoal, especialmente voltada para a gestão de pessoas, tratando o tema de forma pragmática, o que permite uma assimilação mais rápida desse tópico por qualquer pessoa.

Podemos destacar algumas ações de relacionamento com pessoas, algumas benéficas e outras prejudiciais:

AÇÕES NEGATIVAS

  COMODISMO: torna tudo insípido e sem vigor 

  JULGAMENTO: prejudica imediatamente qualquer relação 

  IRRITAÇÃO: desloca a responsabilidade de um erro para outra pessoa 

  LEVIANDADE: ignora os sentimentos e preocupações dos outros

  MENTIRA: elimina a confiança entre duas pessoas 

  CRÍTICAS: criam grandes barreiras nos relacionamentos

AÇÕES POSITIVAS: 

  ACEITAÇÃO: reconhece que as pessoas têm falhas e precisam de auxílio 

  OUVIR: permite compreender os sentimentos dos outros 

  PACIÊNCIA: facilita a tolerância mútua 

  ELOGIAR: reforça os laços de empatia mútua 

  MOSTRAR INTERESSE: demonstra ao outro que pode contar conosco 

  SORRIR: o ato mais relaxante e agradável que existe

Vamos analisar por que todos temos a ganhar melhorando nossos relacionamentos e

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