Portal IDEA

Básico em Montagem e Manutenção de Computadores

 Montagem e Manutenção de


 

Computadores




   

Instalando o Sistema Operacional


1.Crie uma mídia de instalação para o Windows. Quase todo computador novo vem com um CD de instalação do Windows 10, mas você pode criar a mídia por conta própria se não for o caso. Basta ter um computador com acesso à internet e um pen drive de pelo menos 8 GB (embora um de 16 GB seja mais adequado). Além disso, você tem que saber se o sistema do PC é de 32 ou 64 bits. Por fim, compre o pacote do Windows para receber a chave de produto antes ou depois da instalação. E siga os seguintes passos:

       Insira um pen drive com pelo menos 8 GB no computador. Faça um backup dos dados antes, pois o processo apaga todo o conteúdo do disco rígido.

       Acesse https://www.microsoft.com/pt-br/softwaredownload/windows10 no seu navegador de internet.

       Clique em Baixar a ferramenta agora.

       Abra o arquivo "MediaCreationTool.exe" no navegador de internet ou na pasta Downloads.

       Clique em Aceitar.

       Selecione a opção "Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador" e clique em Avançar.

       Selecione o idioma, a edição do Windows e a arquitetura do processador e clique em Avançar.

       Selecione a opção "Pen drive" e clique em Avançar.

       Selecione o pen drive e clique em Avançar.

2.

Faça o backup dos arquivos (opcional). A nova instalação do Windows substitui a instalação anterior. Portanto, você precisa fazer o backup dos dados importantes antes de começar. Crie cópias de segurança no OneDrive, no Google Drive, no Dropbox, em um HD externo ou mesmo um pen drive com bastante memória.

 

3.

Insira a mídia de instalação para o Windows no computador em que deseja instalar o sistema. Nesse caso, coloque o pen drive em qualquer entrada disponível.

4.

Ligue o computador. Se o computador já estiver ligado, reinicie-o normalmente. Se ainda não estiver, pressione o botão de energia.

 

5.

Acesse o menu de inicialização. A maioria dos modelos mais modernos de computador tem um menu de inicialização que pode ser acessado quando a máquina está sendo ligada. A forma desse acesso depende da placa-mãe. No geral, basta pressionar F10, F11, F12, F2 ou Esc durante a inicialização normal. 

       Se o seu computador é mais antigo e não tem o menu de inicialização, você vai ter que entrar na BIOS durante o processo inicial. Cada fabricante de PCs usa um botão diferente para isso, sendo que geralmente

seu computador é mais antigo e não tem o menu de inicialização, você vai ter que entrar na BIOS durante o processo inicial. Cada fabricante de PCs usa um botão diferente para isso, sendo que geralmente ele aparece na tela de inicialização normal. As opções mais comuns são F1 F2, F3, Esc ou Delete.  Preste atenção, pois você precisa ser rápido. Também é possível reiniciar o computador e entrar na BIOS a partir do menu de configurações do Windows.

6.

Selecione o pen drive que está usando como mídia de instalação para o Windows. Você vai acessar o conteúdo da mídia. Quando o computador ligar, pressione qualquer tecla para iniciar o processo de instalação.

       Se você acessar a BIOS, encontre a opção "Inicialização", "Ordem de inicialização", "Prioridades" ou algo parecido. Altere a ordem de inicialização para começar pelo pen drive. Salve as alterações e saia da BIOS. Em seguida, o computador vai reiniciar a partir da unidade USB.

7.

Configure as opções de hora, data, região e teclado e clique em Avançar. Use os menus suspensos para selecionar cada uma das opções corretas e clique em Avançar quando terminar.

 

8.

Clique em Instalar Agora. O botão fica no centro da tela.

 

9.

Digite a chave de produto do Windows e clique em Avançar. Se já comprou o Windows, acesse o seu e-mail de confirmação e consulte a chave. Se ainda não comprou, clique em "Eu não tenho uma chave de produto". Nesse caso, compre o Windows e ative-o mais tarde.

 

10.

Selecione que edição do Windows deseja instalar e clique em Avançar. Se já comprou o Windows, descubra qual é a sua versão do sistema e clique nela. Se ainda não comprou, decida qual delas quer instalar. Cada versão tem um preço diferente.

 

11.

Marque a opção "Eu aceito os termos de licença" e clique em Avançar. Você pode ler esses termos na janela no centro da tela e clicar em Avançar quando terminar.

 

12.

Clique em uma das opções de instalação. Você vai ter duas opções: clique em Personalizada: Instalar apenas o Windows (avançado) se quiser instalar o sistema pela primeira vez ou fazer a reinstalação ou em Atualização: Instalar o Windows e manter arquivos, configurações e aplicativos se o seu computador já tem o Windows.

 

13.

Selecione a unidade ou partição em que você quer instalar o Windows e clique em Excluir. Se o computador tem vários discos rígidos ou um disco com várias partições, selecione qual delas você quer usar para instalar o Windows e clique em Excluir. Esse processo

cria espaço não alocado na unidade. Só não se esqueça de fazer o backup dos dados antes de continuar, pois ele apaga tudo.

 

14.

Selecione uma unidade com espaço não alocado e clique em Avançar. Você vai começar a instalar o Windows na unidade selecionada. A velocidade do processo depende do hardware do computador.

 

15.

Remova o pen drive e reinicie o computador. O computador vai reiniciar automaticamente assim que a instalação do Windows terminar. Remova o pen drive para o PC não tentar inicializar a partir dele de novo. Por fim, comece o processo de Configuração na primeira vez. 

 

Configurando o Windows 10

 

1.

Veja se as opções de região e teclado estão corretas. O Windows vai pedir que você verifique a região e o teclado ao reiniciar o computador. Se as opções estiverem corretas, clique em Sim, no canto inferior direito da tela. Se não estiverem, faça os devidos ajustes.

       Você também vai ter a opção de selecionar outro teclado. Nesse caso, clique em Adicionar um teclado e ache a opção correta. Do contrário, clique em Pular.

 

2.

Conecte o computador à rede Wi-Fi. Selecione a sua rede Wi-Fi na lista e clique em Conectar. Depois, digite a senha e clique em Avançar.

       Se você não usa a rede Wi-Fi, veja se o cabo Ethernet está conectado ao modem. O Windows vai detectar a conexão automaticamente.

 

3.

Selecione a opção Configurar para uso pessoal e clique em Avançar. Com essa opção, você vai poder acessar a sua conta Microsoft e usar o computador para fins pessoais.

       Selecione a opção Configurar para uma organização se você pretende usar o computador em ambientes comerciais ou profissionais. Nesse caso, talvez seja melhor pedir ajuda ao departamento de TI da sua empresa.

 

4.

Acesse o Windows. Se já tem uma conta Microsoft, você pode inserir os seus dados para importar a licença digital do computador anterior. Digite o endereço de e-mail, o número de telefone ou o Skype e a senha.

       Se você ainda não tem uma conta Microsoft, clique em Criar conta e siga as instruções da tela.

       Você pode ainda clicar em Conta off-line, no canto inferior direito da tela, para criar uma nova conta de usuário local para o Windows (se ele não estiver associado a nenhuma outra).

 

5.

Clique em Aceitar para configurar a Cortana. Trata-se da assistente de voz do Windows. Clique em Aceitar e siga as instruções da tela se você quiser ativar o recurso. Caso não

queira, clique em Recusar.

 

6.

Clique em Sim e siga as instruções da tela para configurar a linha do tempo do Windows. Com esse recurso, você vai poder continuar o que está fazendo em outros dispositivos Windows. Clique em Sim e siga as instruções da tela se quiser ativar o recurso. Caso não queira, clique em Não e avance ao passo seguinte.

 

7.

Configure as opções de privacidade e clique em Aceitar. O Windows ativa a localização, o reconhecimento de voz, o diagnóstico, o recurso "Localizar meu dispositivo" e o teclado para melhorar o reconhecimento de idioma da Microsoft e incorporar anúncios publicitários relevantes. Clique na barrinha de cada opção para desativar as que você não quiser e, por fim, clique em Aceitar. O Windows vai terminar o processo e abrir a Área de Trabalho.

 

Instalando drivers

 

Um driver é um programa que permite a comunicação de um dispositivo de hardware com um sistema operacional. O Windows carrega automaticamente diversos drivers, mas se o sistema não reconhece um dispositivo, o driver referente a ele precisa ser manualmente instalado.

 

Resolução

Etapa 1: Verificar qual é o dispositivo

Etapa 2: Fazer download dos drivers

Etapa 3: Instalar os drivers

 

Etapa 1: Verificar qual é o dispositivo

1.     Clique em Iniciar     e, a seguir, em Painel de Controle.

 

2.     Clique em Hardware e Sons.

 

3.     A seguir, clique em Gerenciador de Dispositivos.

 

4.     Dê um clique duplo no dispositivo.

 

5.     Agora clique na guia Detalhes.

 

6.     Clique no menu suspenso Propriedade e selecione IDs de Hardware.

 

7.     Clique com o botão direito do mouse no primeiro valor da lista e selecione Copiar.

 

8.     Visite http://devid.info, cole o valor da ID do hardware no campo de busca e pressione Procurar. O site mostrará o nome e o fabricante do dispositivo, além de alguns links para download de drivers. Entretanto, é recomendável visitar a página oficial do fabricante para obter os drivers mais atualizados e compatíveis com seu sistema operacional.

 

Etapa 2: Fazer download dos drivers

 

Observação: na maioria das vezes, junto com o dispositivo é entregue um disco com seus respectivos drivers. Entretanto, é normal o fabricante publicar periodicamente versões atualizadas destes, ou que os drivers inclusos no disco não sejam compatíveis com uma versão mais recente do seu sistema operacional. Por isso, é recomendável visitar a página da Web do fabricante e fazer download da versão

mais recente do seu sistema operacional. Por isso, é recomendável visitar a página da Web do fabricante e fazer download da versão mais recente dos drivers para seu dispositivo.

 

Quando obtiver os dados do dispositivo (marca, modelo e fabricante), visite a página do fabricante e consulte alguma seção chamada Suporte, Downloads, Drivers ou similar. Nela será possível indicar o modelo procurado e será oferecido o download dos respectivos drivers. Lembre-se que é preciso fazer download da versão correspondente ao seu sistema operacional.


Etapa 3: Instalar os drivers

 

  Instalação automática: ao fazer download dos drivers a partir da página do fabricante, no diretório do download haverá um arquivo executável que instalará automaticamente os drivers para seu dispositivo.

  Instalação manual:

a.      Clique em Iniciar e, a seguir, em Painel de Controle.

 

b.     Clique em Hardware e Sons.

 

c.      Agora clique em Gerenciador de Dispositivos.

 

d.     Dê um clique duplo no dispositivo que deseja atualizar.

 

e.      Clique na guia Driver.

 

f.       A seguir, clique em Atualizar Driver.

 

g.     Clique em Procurar software de driver no computador.

 

h.     Clique em Procurar e selecione a pasta na qual fez download dos drivers.

 

i.       Clique em Avançar e aguarde enquanto o Windows atualiza seus drivers.

 

j.       Por último, clique em Fechar.

Quer acesso gratuito a mais materiais como este?

Acesse materiais, apostilas e vídeos em mais de 3000 cursos, tudo isso gratuitamente!

Matricule-se Agora