Soft skills: o que são e quais devem ser desenvolvidas em sua carreira

Soft skills: o que são e quais devem ser desenvolvidas em sua carreira

Por: wpideamadm 17 de agosto de 2021 Carreira

As soft skills estão se tornando cada vez mais importantes no mundo corporativo. Porque são essenciais na etapa de contratação das empresas. Mas do que se trata este assunto?

De forma resumida, podemos entendê-las como competências que são ligadas ao comportamento de um indivíduo. Ela é relacionada à personalidade e habilidade do profissional em lidar com diversas situações.

Ao contrário das hard skills, as soft abrangem habilidades mais subjetivas e de difícil interpretação. Por isso, entender este conceito faz toda a diferença. 

Pensando nisso, criamos este post para explicar com mais detalhes sobre as soft skills e quais delas podem ser desenvolvidas. Se você quer saber mais sobre o assunto, então recomendamos esta leitura! 

Soft skills: o que são?

A tradução literal de soft skills é “habilidades macias”. Mas também pode ser traduzida como “habilidades interpessoais”, ou seja, relacionadas ao comportamento do indivíduo na condução de suas atividades.

Essas habilidades são baseadas na inteligência emocional, usada para distinguir os profissionais, dos mediados para os mais capacitados. 

Por isso as soft skills são importantes. Porque quando os líderes estão em busca de colaboradores, devem avaliar suas capacidades e o que eles podem oferecer. 

Veja alguns exemplos de soft skills. 

Resiliência 

Um profissional resiliente se depara com situações adversas e é capaz de tomar decisões. Mesmo que seja sob pressão. Portanto, a resiliência é a capacidade de lidar com problemas de modo assertivo, se adaptando facilmente.

Inteligência Emocional

Desenvolver a inteligência emocional é saber reconhecer e lidar com as próprias emoções. E também com as emoções do outro. 

Um profissional que domina este tipo de soft skills sabe identificar emoções por meio de aspectos fisiológicos. Posteriormente, há um entendimento mais profundo sobre reações, reconhecimento de emoções não evidentes e, por último, lidar com os próprios sentimentos e com os sentimentos dos outros.   

Comunicação assertiva 

Saber se comunicar é muito importante para os profissionais, em diferentes funções. Mas, de acordo com a forma como ela é feita, pode gerar ou evitar conflitos. 

Por isso, uma das soft skills que devem ser dominadas é ter uma comunicação assertiva, para que a mensagem seja compreensível e evitar problemas no entendimento de demandas, assim como nos processos e entregas. 

Manter a comunicação assertiva dentro dos times ajuda a equipe a trabalhar e assim atingir os seus objetivos. 

Colaboração

Uma equipe colaborativa é essencial para os bons resultados. Trabalhar bem em grupo é uma das habilidades mais valorizadas e com alto rendimento no mercado. 

Quando várias cabeças pensando juntas para um objetivo em comum, todas as habilidades dos colaboradores se complementa,

Assim, a colaboração é uma soft skill fundamental para as empresas. Afinal, criar um ambiente de trabalho colaborativo é muito mais saudável para os colaboradores, porque ajuda a estreitar relações e alcançar maiores resultados. 

Empatia

Essa soft skill é relacionada diretamente com a comunicação. Quem a dominar tem a capacidade de liderar e obter maior dedicação de seus parceiros de equipe. A empatia é a habilidade de colocar-se no lugar do outro, tratando todos com respeito e educação, mesmo em situações mais complicadas. 

Isso deixa mais fácil o espaço para pedir e dar feedbacks, que são fundamentais para o crescimento profissional.  Com uma conversa empática, é possível entender quais os pontos fortes da equipe e o que precisa ser melhorado.

Organização ou planejamento

Um profissional organizado tem grande eficiência e qualidade em seu trabalho. Por isso, dominar esta soft skill faz toda a diferença, para a economia de tempo e ter mais produtividade. 

Ter organização e planejamento diminui as chances de erros devido à falta de atenção no trabalho. Ao dominar esta habilidade, o profissional passa uma imagem de maior competência, influenciando positivamente seus colegas de trabalho. 

Criatividade

Ser uma pessoa criativa no trabalho permite que se tenha inovação e busca de melhorias. Essa soft skill pode ser aplicada em diversas soluções em todos os âmbitos de um negócio. 

Para desenvolver esta habilidade, é preciso que o profissional se dedique a muito estudo e aprendizado com as novas experiências.

Liderança

Uma boa gestão de pessoas implica em diversos fatores, como saber motivar e engajar as pessoas do seu time.

E para isso é preciso identificar as melhores competências de cada um, para assim saber aplicá-las em prol das metas estabelecidas. 

Portanto, ser um bom líder também significa mostrar segurança e ser um exemplo para os colaboradores. 

Negociação

Por fim, mais uma das soft skills que devem ser destacadas é a busca por Buscar por objetivos que satisfaçam as duas ou mais partes envolvidas, por meio da negociação. 

Para que essa negociação seja feita com sucesso, é preciso que ambas as partes tenham um mesmo propósito final. Isso se aplica, por exemplo, a uma venda, à assinatura de um contrato ou a uma vaga de trabalho que será preenchida. 

Mas processos mais simples, como a flexibilização de um horário ou prazo de entrega de um relatório, podem ser decididos por meio de pequenas negociações internas.  E ter a habilidade de saber conduzi-las de maneira assertiva é o diferencial nas equipes. 

Assim, é importante que as empresas tenham em mente que as soft skills são reflexo de um desenvolvimento contínuo das equipes, sempre sujeito a aperfeiçoamento. 

Portanto, vale a pena conhecer essas habilidades e buscar o fortalecimento de todas as capacidades profissionais. Isso inclui uma jornada de autoconhecimento e as exigências que o atual mundo corporativo apresenta. 

Agora que você conheceu mais detalhes sobre as soft skills para desenvolver e melhorar a sua carreira, aproveite e visite o blog do portal Idea e entenda definitivamente como estas habilidades te ajudarão no mundo corporativo. 

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