Categorias:
Dentro da Segurança do Trabalho (ST) você encontra medidas de proteção individuais e coletivas que asseguram a integridade, saúde e vida dos trabalhadores durante o desempenho de suas atividades laborais, evitando assim doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil ocupa a 4ª posição em acidentes de trabalho, sendo os setores de transportes e construção civil os maiores responsáveis por acidentes no país.
Dessa forma, a área de segurança do trabalho não é apenas para se adequar à legislação trabalhista, mas também para garantir um ambiente laboral saudável e a saúde, integridade e vida dos trabalhadores.
O curso de segurança do trabalho já é um dos mais procurados por estudantes e profissionais que querem ingressar nessa área.
Quer saber mais sobre a área e curso de Segurança do Trabalho (ST)? Então confira mais informações neste post!
Entenda a importância da segurança do trabalho
A Segurança do Trabalho (ST) é uma área importante para as empresas e trabalhadores, pois com as suas medidas de proteção, o ambiente laboral fica mais adequado e seguro para os colaboradores e desempenho de suas atividades.
O investimento em ST e em profissionais especializados na área nunca deve ser visto como um custo, mas como um investimento, pois preza pela segurança e vida dos trabalhadores, além de estar de acordo com as leis e normas regulamentadoras do setor.
O investimento em segurança do trabalho também permite que a empresa crie um bom relacionamento com os colaboradores, evite acidentes e outros problemas causados pela falta de segurança no ambiente laboral.
A empresa deve investir em profissionais, treinamentos, palestras com especialistas em ST internos e externos, orientando e garantindo a segurança dos funcionários.
Funções e responsabilidades de quem atua na segurança do trabalho

Engana-se quem pensa que a área de ST é restrita a apenas uma profissão. Existem profissionais de diversas formações que são necessários nesse setor, desde profissionais de nível médio e técnico até médicos, por exemplo.
Técnico em segurança do trabalho
O profissional técnico em segurança do trabalho possui nível médio de formação, estando apto para desenvolver suas atividades na área.
O técnico em segurança do trabalho, segundo a Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989, do Ministério do Trabalho, possui as seguintes atribuições e responsabilidades:
- Orientar e coordenar o sistema de ST da empresa;
- Investigar e avaliar riscos e causas de acidentes;
- Examinar pontos e equipamentos de combate a incêndios;
- Comunicar os resultados de suas inspeções através de relatórios e comunicados;
- Participar de reuniões de ST;
- Fazer a inspeção da empresa, locais, equipamentos e os riscos de acidentes;
- Intermediar junto ao serviço social e médico, o atendimento aos colaboradores acidentados;
- Entre outras diversas atribuições e responsabilidades que esse profissional possui.
Engenheiro de segurança do trabalho
O engenheiro de segurança do trabalho possui formação de nível superior em engenharia, podendo realizar curso em qualquer área da engenharia e especialização em segurança do trabalho, ou superior em engenharia de ST.
Médico do trabalho
O médico do trabalho é outro profissional necessário na área de ST, sendo o responsável por realizar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Enfermeiro do trabalho
O profissional de enfermagem também pode se especializar em ST e atuar como enfermeiro do trabalho.
Documentos legais ligados à segurança do trabalho

Para permitir um ambiente seguro aos trabalhadores, os profissionais de segurança do trabalho devem realizar as suas atividades baseadas em documentos e normas regulamentadoras.
Assim, os principais documentos legais ligados à segurança do trabalho são:
- Análise ergonômica do trabalho (AET): serve para avaliar e adequar o ambiente laboral às características psicofisiológicas dos trabalhadores e seguir as regras estabelecidas pela NR 17.
- Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): atesta se o trabalhador possui ou não condições para desempenhar determinadas atividades laborais.
- Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT): a CAT é um importante documento de ST, seu objetivo é registrar junto ao INSS, os acidentes ou doenças ocupacionais e óbitos dos trabalhadores.
- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO): de responsabilidade da empresa, deve ser feito por um médico do trabalho, seu objetivo é verificar a piora na saúde dos trabalhadores que tiveram algum acidente de trabalho ou doenças ocupacionais, sendo regulamentado pela NR 7.
- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): regulamentado pela NR 9, permite avaliar o ambiente de trabalho, antecipando e controlando os riscos e evitando mudanças no ambiente que podem causar acidentes.
Para atuar em segurança do trabalho é preciso ter um curso?
Para atuar em segurança do trabalho é necessário ter formação em nível médio, técnico ou superior, ou ainda, especialização na área.
Alguns cursos para trabalhar na área de segurança do trabalho:
- Introdução em segurança do trabalho;
- Curso de NR 10;
- Curso de NR 35;
- Instrutor de trabalho em altura;
- CIPA;
- Higiene pessoal;
- Brigada de incêndio;
- Elaboração de PPRA;
- Primeiros socorros;
- Técnico em segurança do trabalho;
- Técnico ambiental;
- Curso superior de direito para atuar na área de perícia trabalhista;
- Curso superior em engenharias, como: ambiental, produção, segurança do trabalho, civil.
Essas são apenas algumas das formações para ingressar e trabalhar na área de segurança do trabalho.
Seja qual for a sua opção, estudar e continuar se especializando nessa área é essencial para ser um profissional ético, com credibilidade e de sucesso nesse setor.
Conheça o Portal Idea: seu aliado em qualificação

O Portal Idea é uma instituição que oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, atuando no mercado desde 2018 e oferecendo cursos livres, gratuitos e na modalidade online.
Áreas do conhecimento de cursos oferecidos gratuitamente pelo portal Idea:
- Administração;
- Ciências;
- Conhecimentos Gerais;
- Educação;
- Indústria e Construção;
- Profissões;
- Saúde;
- Tecnologia.
Na área de saúde, por exemplo, você que se interessa ou já trabalha com segurança do trabalho, pode realizar o curso de introdução ao assunto. O curso de introdução em ST, por exemplo, é um curso livre e pode ser concluído entre 8 a 280 horas, online e gratuito.
Conclusão
A área de segurança do trabalho é uma das mais promissoras, assim, se você tem interesse nessa profissão, busque cursos para ingressar nessa área e sempre se mantenha atualizado, com formações complementares e que tenham relação com a ST.
Uma das opções para começar e continuar a sua capacitação em ST é os cursos livres, como os do Portal Idea que garantem qualidade, certificação e conhecimento para você ingressar, se destacar e ter sucesso em qualquer área de atuação, inclusive a de segurança do trabalho.
Faça seu curso de introdução a segurança do trabalho de forma gratuita com certificado válido e online no Portal Idea! Conheça também outros cursos disponíveis e escolha o ideal para você, acesse e confira!
Deixe um comentário