Plano de rigging: o que é, como fazer e sua importância

Plano de rigging: o que é, como fazer e sua importância

Por: wpideamadm 28 de abril de 2022 Curso Online Grátis

Primeiramente, um plano de rigging é um plano de prevenção contra acidentes. Tendo isso em vista, podemos aprofundar em sua importância: ele é obrigatório quando determinada atividade envolve içamento de carga.

Em razão do risco de acidentes, o plano de rigging contempla uma estratégia de movimentação de carga. Este plano define operações por meio de equipamento para içamento por meio de máquinas, transporte ou remoção.

Em resumo, o profissional responsável pela elaboração dessa estratégia são Engenheiros e Técnicos que possuam CREA ativo. O CREA é um certificado que atesta que o profissional é capacitado para exercer aquela determinada função. 

Quando é necessário realizar um plano de rigging?

Sempre que houver necessidade de movimentar alguma carga por meio de guindaste. A estratégia é necessária porque é através dela que é feito o estudo da carga. 

O plano de rigging também leva em conta os equipamentos disponíveis para realização de determinada operação. Isso levando-se em conta, por exemplo, condições do solo e ação do vento e determinando quais as melhores formas de realizar aquela atividade com segurança.

Sobretudo é importante saber: essas estratégias são essenciais para eliminar fatores de riscos e acidentes antes do início de qualquer atividade. Por isso, o estudo e o conhecimento sobre a temática exige certificado.

plano de rigging

Qual a relação entre NR e plano de rigging?

O plano de rigging em ação conjunta à Norma Regulamentadora (NR) permite que a segurança dos trabalhadores de um projeto tenha garantia e responsabilidade.

Ou seja, neste caso específico, a NR12 exige relatórios frequentes e assertivos sobre o ciclo de vida de máquinas e equipamentos que são utilizados em uma operação. 

O laudo de uma NR pode e deve ser emitido por um profissional legalmente habilitado. Este profissional deve ser o Engenheiro Eletricista e o Engenheiro Mecânico. O primeiro atesta a segurança atrelada aos sistemas elétricos. Já o segundo, atesta a segurança das condições mecânicas da máquina.

O que é NR

Como já supracitado, NR é a abreviação para Norma Regulamentadora. Esse conjunto de regras visa, através de leis relativas à segurança do trabalho, garantir sua obrigatoriedade em favor do trabalhador.

É através de Normas Regulamentadoras que o trabalhador é instruído acerca de preocupações de acidentes no trabalho, comportamento seguro e incentivado a promover uma política de segurança e saúde no trabalho.

Qual profissional é responsável pela elaboração do rigging

O profissional responsável pela elaboração dessa estratégia são Engenheiros e Técnicos que possuam CREA ativo. Isso porque a lei determina que o profissional deva emitir uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para cada caso.

É através da Lei nº 6.496/1977 que se determina a obrigatoriedade desta Anotação de Responsabilidade Técnica para cada serviço prestado de engenharia. Por isso, é importante a atualização de acordo com as normas de segurança para cada projeto.

A NR é a responsável por fazer com que a empresa garanta a sua total segurança na hora de, como neste caso, içar uma carga. 

Quais informações devem conter em qualquer plano de rigging

Todo e qualquer planejamento de operações para serviços que envolvam risco de acidentes no trabalho envolvendo máquinas e equipamentos.

O procedimento deve conter supervisão de um profissional habilitado, que também será responsável por instruir o trabalhador acerca de qual equipamento mais seguro para determinada ocasião.

Por fim, também deve-se conter o plano de movimentação de carga, de forma que o guindaste esteja posicionado de forma correta. Essa medida visa evitar retrabalho e sobretudo acidentes.

Problemas em não possuir um plano efetivo de rigging

Retrabalho e sobretudo colocar em risco a vida e a saúde do funcionário. Todo o plano de rigging deve ter um minucioso estudo, revisão e análise a fim de evitar qualquer tipo de contratempos neste sentido.

Não possuir um plano de rigging pode colocar em xeque a credibilidade de uma empresa, principalmente em caso de acidentes vinculados a falta de planejamento e a falta de profissional adequado para elaboração do documento.

Ciente disso, o Portal IDEIA possui cursos que são válidos em todo o território nacional, e também contempla aquele profissional que deseja se aprofundar no tema supracitado.

içamento

Importância do curso para quem irá lidar como rigger

O curso voltado para o profissional que lidará com o planejamento de rigger aborda o estudo de carga içada, guindastes e acessórios de amarração adequados para a tarefa. 

Além disso, o curso aborda outros fatores externos, como os esforços exercidos no piso onde os equipamentos são posicionados, ação do vento, interferências aéreas e subterrâneas e outros. 

O objetivo é otimizar os recursos na operação para garantir um ambiente seguro para o trabalhador através de conhecimento técnico.

O que é um içamento crítico

O içamento crítico diz respeito a cargas que são içadas, por exemplo, em áreas públicas onde existe circulação de pessoas. 

Dependendo da carga, além do risco do acidente, pode possuir risco químico ou ambiental em caso de queda. Também pode ser considerado um içamento crítico em caso de pessoas sendo içadas.

O plano de rigging entra em ação para detalhar cada fase da operação e diminuir este tipo de risco. Por isso, fique atento e aprofunde-se sobre o tema no Portal IDEIA.

Seu curso para elaborar um plano de rigging está no Portal IDEA

Agora que você sabe um pouco mais sobre o tema, garanta o seu diferencial no mercado através do Curso gratuito de planejamento e elaboração de plano de rigging regularizado no Portal IDEA.

Os certificados com pelo Portal IDEA são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com a Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97.

Além disso, desde 2019, o Portal IDEA oferece conhecimento de maneira acessível e de qualidade, em diversas áreas como Educação, Saúde, Administração, Ciências, Profissões, Conhecimentos Gerais, entre outras. 

Conheça nossos cursos e matricule-se já!

Tags:

Deixe um comentário