Blog IDEA

Cursos Online Grátis - Portal IDEA
NR 10: Entenda sua importância e saiba como tirar

A NR10 é uma Norma Regulamentadora de Serviços em Instalações Elétricas que tem como objetivo definir medidas de controle e sistemas preventivos. 

Por estar de acordo com a legislação trabalhista, toda empresa que possui serviços ligados à energia elétrica, são obrigadas a seguir a NR 10. Empresas que não seguem essa norma regulamentadora, estão sujeitas a multa e outras penalidades previstas em lei.

Quer saber mais sobre a NR 10? Então confira neste post, a sua importância e como tirar essa certificação essencial para trabalhadores e empresas que atuam na área de energia elétrica direta ou indiretamente!

NR10: responsabilidade do empregado e do empregador

A norma regulamentadora NR-10 visa garantir um ambiente de trabalho seguro, permitindo a integridade e segurança dos trabalhadores, sendo importante tanto para os profissionais quanto para as empresas. 

O treinamento da NR-10 deve ser feito pelos profissionais que atuam com energia elétrica de forma direta ou indireta. 

Importância da NR10 para o empregado

É muito importante para o empregado ter a NR 10 e a NBR 5410, pois enquanto a primeira é para instalações de grande porte e industriais, a segunda serve apenas para instalações residenciais. Contudo, ambas são necessárias para o trabalhador, que deve se adequar a essas normas. 

O profissional que realiza a qualificação na norma regulamentadora número 10 tem diversas vantagens, como:

  • Maior cuidado com sua vida e integridade física;
  • Maior conscientização e orientação para utilizar adequadamente os equipamentos obrigatórios, como os de proteção individual (EPI), primeiros socorros e proteção a incêndio, permitindo maior segurança durante o desempenho de suas atividades profissionais;
  • Capacitação para novas oportunidades na carreira;
  • Valorização da profissão e no mercado de trabalho.

Conforme a NR 10, um trabalhador capacitado a trabalhar com  Serviços em Instalações Elétricas, possui além de formação específica na área elétrica, treinamento, habilitação e autorização para atuar.

Os riscos ao trabalhador e empresa que não se adequam a NR 10 são muitos, como o aumento do risco de acidentes e outras situações que colocam em risco não só o trabalho realizado, como demais instalações, prédio e até a vida e a integridade física dos trabalhadores. 

Importância da NR10 para o empregador

A NR 10 também é muito importante para as empresas. Algumas das vantagens da empresa estar em conformidade com essa norma regulamentadora:

  • Adequação às leis trabalhistas;
  • Diminuição dos acidentes de trabalho;
  • Trabalhadores mais seguros;
  • Máquinas e equipamentos mais seguros, pois os trabalhadores saberão como utilizá-los corretamente para evitar acidentes.

Além disso, empresas que possuem NR 10 também evitam pagar multas e outras penalidades previstas nas leis. 

Quais trabalhadores precisam receber treinamento conforme a NR10?

Qualquer interessado pode realizar o treinamento de NR10, porém alguns profissionais e empresas tem obrigatoriedade em realizar esse curso. 

Alguns profissionais que precisam receber treinamento conforme a NR10:

  • Eletricistas;
  • Encarregados;
  • Engenheiros elétricos;
  • Gerentes que tenham contato direto ou indireto com eletricidade; 
  • Mecânicos;
  • Projetista elétrico;
  • Supervisores que tenham contato direto ou indireto com eletricidade; 
  • Entre outros profissionais responsáveis por intervenção elétrica em qualquer fase, como projeto, montagem, operação, teste e manutenção.

Como tirar o NR10?

Para tirar a NR10, é necessário realizar uma formação de 40 horas, no mínimo. Além de escolher uma instituição autorizada e que ofereça ensino de qualidade na área. 

Após as atividades teóricas e até práticas que alguns cursos de NR-10 exigem, o profissional está apto a tirar a sua certificação nessa norma regulamentadora. E deve passar por reciclagem a cada 2 anos. 

Qual o valor do curso de NR10

O curso de NR10 possui valor variável, de acordo com a região do país e instituição. Entretanto, há como realizar essa formação gratuitamente, é o caso do Portal Idea que oferece essa formação gratuita.  

Se após a conclusão do curso de NR10 pelo Portal Idea, você quiser ou necessitar de certificado, é possível solicitar o certificado pagando uma pequena taxa de emissão.

De forma geral, a validade de um treinamento em NR 10 é de 24 meses, após esse período, é necessário realizar reciclagem na área. Todos os processos, como carga horária, disciplinas da reciclagem seguem conforme previsto na norma regulamentadora. 

NR 10: garantia de serviços elétricos com excelência

Os profissionais que prestam serviços elétricos e possuem formação na área e NR10, estão aptos a prestar serviço de excelência. Enquanto profissionais sem a devida formação e certificação, não podem garantir um serviço de qualidade pela falta de conhecimentos técnicos e de segurança adequados. 

Assim, pode-se considerar um profissional apto a prestar serviços elétricos de excelência:

  • Profissional capacitado e que recebeu os treinamentos e orientações adequadas, permitindo que esteja habilitado e autorizado a realizar as suas atividades profissionais e com supervisão;
  • Profissional com curso de qualificação na área elétrica, tendo realizado curso em instituição reconhecida de ensino;
  • Profissional habilitado e qualificado, com o devido registro no conselho de classe;
  • Profissional que possua todas as qualificações acima e que tenha autorização da empresa para desempenhar as atividades na área elétrica.

No portal Idea você faz seu curso online e gratuito

Se você busca por um curso reconhecido e que oferece todo o conteúdo para NR10, você deve conhecer a formação do Portal Idea, que oferece o curso na modalidade EaD, ou seja, online, e o melhor, gratuito.

O curso de NR10 do Portal Idea possui diversos conteúdos,  permitindo que você aprenda mais sobre:

  • Introdução;
  • A Norma, motivação e objetivos;
  • Introdução segurança com eletricidade;
  • Segurança;
  • Técnicas de análise de risco;
  • Riscos em instalações e serviços com eletricidade.

Por ser uma formação online, o curso gratuito  de Noções Básicas de NR 10 do Portal Idea possui carga horária para conclusão entre 8 e 280 horas. 

Dessa forma, você que trabalha na área ou tem interesse em saber mais sobre o assunto, pode realizar essa formação em qualquer local, dia e horário, sem a necessidade de frequentar aulas presenciais.

Conclusão

Agora você já conhece sobre a norma regulamentadora (NR-10), sua importância e como tirar essa certificação. 

Assim, lembre-se: escolha uma instituição que ofereça ensino de qualidade. Atue com mais segurança, dentro das leis e se destaque na sua área com essa certificação. 
Não perca mais tempo e faça agora mesmo seu curso de NR 10 online e gratuito no Portal Idea. Veja também a lista completa dos cursos que oferecemos. Confira!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.