Massoterapia: saiba o que é e conheça seus os benefícios para o corpo

Massoterapia: saiba o que é e conheça seus os benefícios para o corpo

Por: wpideamadm 8 de novembro de 2021 Bem-estar,Curso Online Grátis,Saúde

Massoterapia: saiba o que é e conheça seus os benefícios para o corpo

A massoterapia é muito procurada pelas pessoas que querem cuidar da saúde. Sabe aqueles períodos estressantes, que aumentam a tensão no corpo e até mesmo geram dores musculares? É neste ponto em que a técnica atua. 

Na verdade, a massoterapia é um conjunto de técnicas milenares, com objetivo de tratar e prevenir desequilíbrios corporais. É uma maneira também de cuidar do nosso bem-estar e melhorar a nossa saúde física e mental. 

Os profissionais da área trabalham com movimentos importantes, que exercem poder relaxante e terapêutico. Seus benefícios são diversos, tanto que a técnica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma prática do sistema de saúde.

Ficou interessado em conhecer mais sobre a área de massoterapia? Aqui explicaremos sobre:

  • O que é massoterapia?
  • Quais os benefícios da massoterapia?
  • Quais as técnicas usadas pela massoterapia?
  • O que o profissional massoterapeuta faz?

Continue aqui e leia o post completo! Boa leitura.

O que é a massoterapia?

o que é massoterapia

Massoterapia é um conjunto de técnicas feitas com as mãos, usadas para aliviar dores e proporcionar bem-estar às pessoas. Não se trata de uma simples massagem, mas de uma prática para diminuir a tensão muscular e proporcionar alívio gradual ou imediato. 

O massoterapeuta é o profissional capacitado e que domina essas técnicas. Nas sessões, ele pode incluir diferentes tipos de massagens, mas usá-las para fins terapêuticos.

A massoterapia é inspirada em conhecimentos ocidentais e orientais. As sessões são indicadas para todas as pessoas, porém com algumas contraindicações.. 

Uma gestante que deseja fazer drenagem linfática deve evitar a região do abdômen, por exemplo. Já pessoas que tenham problemas cardíacos devem buscar técnicas com movimentos mais leves. 

Quais os benefícios da massoterapia?

A massoterapia tem diversos benefícios para o corpo, que vão desde o alívio do estresse até na ajuda em tratamentos médicos. 

Quando feita para terapia, os benefícios que proporciona são:

  • Melhora do humor;
  • Ajuda na circulação sanguínea;
  • Trata dores e tensões no corpo;
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Libera toxinas;
  • Relaxa os músculos;
  • Aumenta a imunidade;
  • Ajuda a tratar a depressão.

Existe também a possibilidade da massoterapia ajudar em fins estéticos. Para pessoas que procuram especialistas para isso, é possível resolver os seguintes problemas:

  • Combate a celulite;
  • Diminui gorduras localizadas;
  • Aumenta o metabolismo;
  • Ajuda a tratar a pele;
  • Estimula a circulação linfática. 

APROVEITE E LEIA / ARTETERAPIA: O QUE É E COMO FUNCIONA?

Quais as técnicas usadas pela massoterapia?

técnicas de massoterapia

Os movimentos da massoterapia seguem diferentes vertentes. Nas clínicas é possível fazer sessões com fins terapêuticos, estéticos, de drenagem linfática ou relaxantes. 

Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma dessas técnicas: 

Estética

No campo da estética, a massoterapia atua em duas regiões: corporal e facial. Quando o cliente realiza a sessão corporal, são utilizadas técnicas e cosméticos que ajudam na queima de gordura e redução de medidas. 

Contudo, para um satisfatório e duradouro resultado, o paciente também deve adotar uma rotina de alimentação saudável e de atividades físicas. 

Na sessão de massoterapia facial, também são usados cosméticos e técnicas que ajudam no tratamento da pele do rosto. Essas práticas são capazes de prevenir rugas e manchas, por exemplo. 

Relaxante

A massoterapia relaxante trabalha com técnicas que proporcionam o relaxamento mental e físico. Apesar das pessoas confundirem bastante com uma massagem comum, pode ser um tratamento até mesmo contra ansiedade.

Essa modalidade também é capaz de combater dores musculares, tensões e estresse. Com isso, alguns sintomas como a insônia são reduzidos drasticamente.

Drenagem linfática

Muito procurada em clínicas de estética, a drenagem linfática retira os excesso de líquidos que estão retidos no corpo. A técnica também ativa a circulação do sangue, que faz com que as células recebam os nutrientes mais rapidamente. 

Além de desintoxicar, a drenagem feita através da massoterapia também combate a celulite e reduz medidas, diminuindo o inchaço do corpo. 

Reflexologia podal

Também é possível fazer massoterapia específica para os pés. 

Com a técnica da reflexologia podal, são realizados estímulos terapêuticos nos calcanhares, dedos e outras partes, que deixam os pés mais relaxados. Contudo, não se trata apenas disto: qualquer movimento feito nessa região reflete nos demais órgãos.

Shiatsu

A expressão japonesa shiatsu é traduzida como “pressão com os dedos”. Na massoterapia, a técnica recebe esse nome por ser uma massagem oriental que, com os dedos, faz pressões sobre o corpo, em pontos sensíveis ao toque. 

Seu objetivo é causar conforto e tranquilidade. Pessoas que sofrem com excesso de estresse e ansiedade podem buscar ajuda de massoterapeutas especialistas nesta área.

Pedras quentes

massoterapia pedras

Por último, o uso de pedras e cristais quentes é uma tradição oriental capaz de amenizar desequilíbrios no corpo. Essa técnica é conhecida como geoterapia e os profissionais de massoterapia podem se capacitar para oferecer aos pacientes.

As pedras quentes causam um relaxamento corporal no corpo, principalmente na região das costas e na cabeça. 

O que o profissional massoterapeuta faz?

O massoterapeuta é o profissional capacitado para atuar na massoterapia. Geralmente ele trabalha em SPAs, clínicas, centros de reabilitação ou centros esportivos. 

Em suma, são capazes de aplicar todos os recursos terapêuticos através de suas técnicas e contribuir para o bem-estar do paciente. 

O massoterapeuta se especializa por meio do curso de massoterapia, aprendendo diferentes técnicas para aplicar nas massagens laborais e modeladoras. 

Além da formação técnica, existem cursos livres, com duração de até 280 horas, que também contribuem para o conhecimento da massoterapeuta.

Os cursos podem ser feitos também por profissionais de outras áreas, que queiram se especializar neste ramo. 

LEIA AGORA / POR QUE CURSOS ONLINE COM CERTIFICADO SÃO IMPORTANTES?

Conheça o curso de massoterapia no Portal IDEA!

Vimos até aqui que a massoterapia reúne diversas técnicas terapêuticas para melhorar a saúde e o bem-estar do paciente, aliviando dores e outros problemas. 

O profissional que deseja atuar neste ramo deve buscar especialização através de cursos livres e assim se aprimorar para o mercado de trabalho.

Visto essa necessidade, o Portal IDEA desenvolveu um curso que atende diferentes tipos de alunos! Quem está iniciando na área e aqueles que buscam se capacitar ainda mais podem se matricular agora mesmo. 

Por isso, aproveite e inscreva-se agora mesmo no curso de massoterapia GRATUITO e ONLINE do Portal IDEA!

massoterapia

Tags:

Deixe um comentário