Horas complementares: veja as melhores maneiras de cumpri-las

Horas complementares: veja as melhores maneiras de cumpri-las

Por: wpideamadm 24 de janeiro de 2022 Currículo

As horas complementares, que também podem ser chamadas de carga horária extra ou atividades extracurriculares, são uma exigência de todo e qualquer curso de graduação no Brasil. 

Elas podem ser feitas de várias formas, como estágios, cursos online gratuitos com certificado, especializações, monitorias, iniciações científicas, e mais. 

A grande vantagem das horas complementares é que são consideradas o pontapé inicial da sua carreira profissional, independente da área em que você deseja atuar no mercado. E outro ponto muito positivo é que, para a nossa sorte, existem dezenas de cursos gratuitos que podem ser realizados a distância, e que entram no seu banco de horas.. 

Sendo assim, o objetivo delas é fazer com que o estudante aprenda mais enquanto faz o seu curso de nível superior. Por isso, o que pode mudar é a quantidade da carga horária exigida em cada disciplina. 

Apesar de obrigatórias, as atividades extracurriculares oferecem certa liberdade ao aluno, que pode realizá-las do jeito que lhe for melhor apropriado. Ou seja, a gestão do tempo é administrada pelo próprio formando, desde que ele cumpra o mínimo exigido. 

A maneira mais comum de preencher as cargas horárias extras são com os estágios. Afinal, nada melhor que poder experimentar o mercado de trabalho e, em troca, ser assalariado, apesar de que existem muitos estágios não-remunerados. 

Caso o aluno não faça as horas complementares, seja com um estágio, cursos gratuitos, palestras e outras modalidades, a faculdade não consegue formar o aluno, pois este tempo precisa estar registrado no banco de horas e no certificado. 

De acordo com dados do último Censo da Educação Básica do Inep/MEC, de 2020, o Ensino Superior conta hoje com 8.450.755 alunos, com crescimento de 1,94% em relação ao ano anterior, divididos entre cursos presenciais e à distância.

Por isso, preparamos este artigo para mostrar algumas maneiras de se preencher as horas complementares para a sua graduação, de maneira simples e gratuita. 

Horas complementares: como preenchê-las?

Um dado interessante (e preocupante) publicado pelo Censo INEP/MEC de 2020 é que, apesar do aumento do número de alunos no ensino superior, apenas 36,68% dos calouros “pegam o diploma”, sendo 259.302 no setor público e 1.004.986 no privado. 

mulher biblioteca horas complementares opcoes preencher portal idea

Isso acontece porque uma boa parte dos estudantes não conclui ou abandona o curso. O motivo mais comum é a falta de condições financeiras, em especial para as graduações de instituições privadas. 

Inegavelmente, estes números comprovam a importância do estágio, pois esta modalidade de emprego fornece uma ajuda de custo para que o profissional custeie a sua graduação.

É verdade, porém, que muitas instituições e bancos oferecem condições especiais para que os alunos façam as suas graduações, como descontos, cursos extras e outras vantagens. 

Falaremos um pouco mais disso a seguir. 

Formas de preencher o banco de horas

Você pode preencher seu banco de horas complementares do curso de graduação das seguintes maneiras. 

  • Faça cursos online
  • Participe de eventos internos da sua universidade
  • Faça iniciação científica
  • Faça monitoria
  • Invista em um intercâmbio

Cursos onlines gratuitos: opções do Portal IDEA

Uma das soluções mais procuradas para preencher as horas complementares são os cursos online com certificado. Com eles, o aluno tem liberdade para realizar as atividades na hora que desejar, e do conforto de sua casa.

No Portal Idea, as pessoas interessadas em cursos das mais diversas áreas, seja para conhecimento, capacitação ou preencher horas complementares, podem escolher entre as opções a seguir.

Horas complementares na área de administração

Essa categoria é subdividida em cursos livres com foco em administração, finanças, logística, gestão e recursos humanos. 

homem computador horas complementares curso online gratuito portal idea

Ou seja, é uma alternativa completa para quem busca horas complementares, mas não abre mão de aprimorar os conhecimentos e dar aquela turbinada no currículo.

Cursos da área de Ciências

Biologia, ciências da natureza, exatas, humanas, física quântica, química e sociologia são os subtemas que o Portal IDEA oferece para uma especialização em cursos da área de ciências. 

Desde Noções Básicas de Astronomia até mesmo Introdução à Físico Químico para alunos do EJA, todo o conteúdo é pensado em proporcionar conhecimento de qualidade e pode também ser utilizado como horas complementares no ensino. 

Cursos da área de Conhecimentos Gerais

Outra opção muito procurada no Portal IDEA são os cursos da área de Conhecimentos Gerais, que costumam não exigir qualquer pré-requisito e apostam em aulas de gastronomia, artes, animais, estética e beleza, meio ambiente, música, religião e outros para proporcionar aprendizado adicional a qualquer currículo. 

Além disso, também existem os cursos relacionados a transporte, com assuntos específicos sobre profissões importantes do dia a dia.

Cursos da área de educação

Tanto a educação tradicional quanto a educação física e a pedagogia possuem aulas dedicadas nesta segmentação de cursos. 

Além disso, o Portal IDEA oferece opções alinhadas à tecnologia, como redes sociais, games e a gamificação da educação, onde jogos online são utilizados nos mais diversos conteúdos de aprendizagem. 

São opções divertidas e interessantes para quem quer estar por dentro da atualidade e ainda assim utilizar o aprendizado como horas complementares.

Outros cursos para horas complementares

Além das opções citadas acima, o Portal IDEA possui mais cursos, em segmentos como Educação; Indústria e Construção; Profissões; Saúde e Tecnologia. 

No total,  são mais de 2.000 cursos, com emissão de certificado e aulas 100% online.

Preenchendo as horas complementares com estágio

O estágio é uma espécie de trabalho temporário, autorizado somente para quem está cursando uma graduação de ensino superior. 

Logo, este emprego visa dois aspectos: manter o aluno em constante aprendizado sobre a sua área de atuação e abrir portas para que ele ingresse no mercado de trabalho com mais facilidade.

mulher estagio horas complementares como cumprir portal idea

Além disso, também podem contar como horas complementares.

É comum o caso de estagiários que acabaram sendo efetivados na empresa em que trabalhavam, podendo já atuar como profissionais da área. Algumas companhias, inclusive, já fazem o registro CLT na carteira de trabalho. 

Uma das formas de conseguir estágio é acompanhar os anúncios de vagas que aparecem no LinkedIn. Outra maneira é através de convênios feitos pelas faculdades com determinadas empresas, específicos para estágio. 

Horas complementares: dedique-se ao máximo a elas

Para se tornar um profissional diferenciado no mercado, é preciso preencher todas as obrigações do ensino superior. Por isso, opções para o preenchimento das horas complementares não faltam.

Aproveite para fazer cursos online com certificado, assim você preenche as exigências e, ao mesmo tempo, aumenta seu conhecimento e enriquece seu currículo.

Tags:

Deixe um comentário