Estudar em casa: veja nossas dicas para ser mais produtivo

Estudar em casa: veja nossas dicas para ser mais produtivo

Por: camila 20 de outubro de 2021 Cursos

Estudar em casa já se tornou uma realidade para muitas pessoas. A atividade, que antes era restrita para salas de aulas ou bibliotecas, ganhou essa alternativa, que teve um aumento devido à pandemia.

A opção se torna muito vantajosa para quem deseja fazer esta tarefa. Porque o estudo não exige deslocamento para outros locais, o que garante tempo e disponibilidade para o estudante. 

Mas também pode ser um desafio para quem quer aprender desta maneira, pois é preciso vencer as distrações e manter a produtividade. E como isso é possível?

Felizmente, algumas dicas são excelentes para quem quer estudar em casa e ter um bom rendimento, aproveitando toda a comodidade que o local oferece. Ficou curioso? Então acompanhe este post.

Aqui, separamos as melhores dicas para você! Aproveite!

Como estudar em casa? Veja as nossas dicas

Se preparar para começar a estudar em casa nem sempre é fácil. Além da atividade em si exigir muita dedicação e disciplina, o ambiente também pode contribuir para distrações, atrapalhando o sucesso dos estudos. 

Por isso, antes de abrir os livros ou o notebook, algumas condições devem ser adotadas para garantir a organização dessa rotina. 

Algumas medidas são ideais para fazer você ganhar tempo e aproveitamento durante as horas em que estuda. Acompanhe abaixo as melhores dicas que separamos para você estudar em casa!

Separe um cantinho para estudar em casa

O primeiro e mais importante passo para começar a estudar em casa é escolher um local onde você, diariamente, precisará se concentrar. 

No horário escolhido para os estudos, desligue tudo que não tiver relação com as aulas, incluindo televisão, redes sociais e se você mora com mais pessoas, avise que no momento não estará disponível para atendê-las. 

Isso é importante para que a rotina seja mantida, e ter um compromisso diário ajuda a manter a motivação.

Mantenha uma rotina

Reforçando a importância da rotina, ela garante que você se mantenha compromissado a estudar em casa. Assim, acorde todos os dias no mesmo horário de sempre. 

Coloque roupas adequadas, evitando o pijama, por exemplo, para não mentalizar que você ainda está no clima de sono. 

Tenha o hábito da leitura

Sempre mantenha o hábito de leitura. Leia notícias, um trecho de um livro ou até uma poesia. Varie os gêneros textuais para diversificar o seu conhecimento.

Essa é uma excelente maneira de aumentar o vocabulário e se preparar para provas que exijam redações, por exemplo. 

Use a tecnologia a seu favor

O celular e a televisão não precisam ser vistos como os grandes vilões para se estudar em casa. Aliás, eles podem ser excelentes aliados. 

Diversos sites, aplicativos e canais no Youtube oferecem conteúdos dinâmicos e que vão colaborar para que você tenha uma maior bagagem cultural.

Há ainda jogos que praticam o conhecimento e apps que te ajudam a manter o foco onde é preciso mais concentração. 

Organize o seu local de estudos

Se o seu cantinho de estudos estiver totalmente bagunçado, é muito mais difícil manter a concentração. Um local minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.

Então tire um tempinho para organizar o local de estudos, porque o principal beneficiado por um ambiente limpo e bem organizado é você, que terá mais proveito no momento de aprendizagem.

Tenha compromisso

Ao estudar em casa, você deve ser muito responsável para cumprir as atividades. Não é porque você está em seu lar que significa que o compromisso não seja o mesmo de quando você está estudando fora.

Para ajudar, crie metas para que todas as disciplinas sejam estudadas, criando uma agenda para ser seguida. 

Faça pausas

Estudar em casa de forma produtiva não quer dizer que você precise ficar horas sentado em frente ao computador. Faça pequenas pausas, para descanso da mente e do corpo. 

Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Porque ninguém consegue ser produtivo o tempo todo.

Além das pausas, defina horários para horário de almoço e descanso. Alimentar-se adequadamente também é importante para a sua produtividade. 

Tenha metas realistas

Diariamente, defina metas que se encaixem no seu cotidiano. E seja realista, não estipule muita demanda  para estudar, que vão além dos seus limites. Manter uma rotina organizada e com metas cumpridas é muito mais vantajoso para o seu estudo em casa. 

Faça exercícios mentais 

Outra solução para se manter atento e focado para estudar em casa são a meditação e exercícios mentais. 

Existem diversos aplicativos com funções de relaxamento e meditação. O tempo de descanso é de aproximadamente dois minutos, que ajudam a manter a concentração e acabam com o estresse causado pela rotina de estudos. 

Cursos online ajudam a estudar em casa

Quem deseja estudar em casa deve sempre se manter atualizado e por isso, os cursos online podem ajudar bastante.

Essa é uma tendência crescente e os cursos pela internet têm se tornado preferência para quem quer aprender de forma mais rápida e fácil. 

Se antes os cursos online eram vistos como “secundários”, se tornaram protagonistas no cenário atual.

E como você pode ver neste texto,  estudar em é uma tarefa que pode ser realizada no dia a dia, com recursos acessíveis. E em diversas situações, as plataformas online auxiliam neste aprendizado.

O Portal IDEA nasceu em 2019 com o intuito de oferecer conhecimento de maneira acessível e de qualidade, formando assim profissionais qualificados e mais preparados para o mercado de trabalho. 

Estamos sempre buscando evoluir para oferecer uma melhor experiência de aprendizagem aos nossos alunos.

Nosso ambiente de aprendizagem é inteiramente virtual e pode ser acessado de qualquer lugar a qualquer hora, possibilitando que o aprendizado aconteça no ritmo que for melhor para você!

Basta se matricular no Portal IDEA, encontrar o curso ideal e estudar! E quando concluir o curso, você  poderá optar por solicitar seu certificado, digital ou físico.

Por isso, aproveite este momento e inscreva-se agora mesmo em nossos cursos no site do Portal IDEA!

Tags:

Deixe um comentário