Cursos na área da saúde: já escolheu qual vai estudar?

Cursos na área da saúde: já escolheu qual vai estudar?

Por: camila 18 de junho de 2021 Cursos

Os cursos na área da saúde nunca caem em desuso. Como se trata do cuidado com o bem-estar da população, é um ramo que sempre precisa de novos profissionais. Médicos, enfermeiros, biomédicos, esses e muitos outros fazem parte de um grupo necessário para a sociedade.

Para quem ainda não se decidiu sobre o que estudar, não se desespere. Existem, sim, muitas opções de cursos na área da saúde, por isso vamos esclarecer o que cada um faz!

Se você ainda está em dúvida nessa escolha, continue aqui e encontre a opção ideal para cursar! Boa leitura.

Quais são os cursos na área da saúde?

Existe uma lista imensa de cursos na área da saúde. Sejam graduação, tecnólogo, extensão, aperfeiçoamento, entre outros. Uma pessoa que está começando agora ou que já atua no ramo sempre tem o que estudar e otimizar na sua carreira.

Sem dúvidas, o curso na área da saúde mais famoso é o de medicina. Além de ser extremamente concorrido nas universidades públicas, é uma graduação caríssima nas faculdades particulares. Quem se forma como médico faz parte de um grupo seleto no país.

Mas existem também outros que são bastante interessantes e muito procurados na saúde, como enfermagem, biomedicina e farmácia. Uma dica que damos para quem está em dúvida sobre qual escolher é fazer cursos livres pela internet, como o Portal IDEA oferece.

Como está o mercado de trabalho na área?

Se a sua preocupação é sobre como está o mercado de trabalho na área da saúde, fique tranquilo. Por ser um ramo voltado para os cuidados com a população, sempre surgem oportunidades e atualizações no mercado.

Isso faz com que o trabalho na área seja bastante disputado. Existe uma concorrência imensa entre os cursos de medicina e enfermagem, por exemplo. Além de serem cursos com vagas sempre disponíveis, dão bastante dinheiro para os profissionais.

Por isso, podemos dizer que o mercado de trabalho para os cursos da área da saúde é sempre promissor. Esse é um tipo de atuação que precisa de profissionais o tempo todo e que sofre constantes atualizações.

Cursos na área da saúde: quais são os mais procurados?

Existem cursos na área da saúde que são mais procurados. Em 2021, a graduação em Medicina na UFMG registrou o maior número de concorrência no país, o que mostra como esse ramo é disputado.

Mas além do ensino superior, existem também outras subáreas que fazem parte dessa procura. Nós do Portal IDEA oferecemos cursos na saúde, gratuitos e totalmente online, que envolvem conceitos da medicina, enfermagem, biomedicina e outros ramos.

Eles são destinados para já atuantes que querem se aprimorar ou quem ainda não decidiu a opção certa na faculdade e quer aprender um pouco mais.

Por isso, com base nas áreas mais disputadas e promissores, separamos então os cursos procurados no Brasil:

Medicina

Entre os cursos da área da saúde, o de medicina é o mais procurado em todo o país. O médico é o profissional responsável por diagnosticar e direcionar a sua equipe sobre como cuidar de um paciente.

Enfermagem

Já a enfermagem, que também é bastante famosa, cuida do paciente em relação a alimentação, higiene, aplicação de remédios, entre outros tratamentos essenciais para o bem-estar da pessoa. Age em conjunto ao médico, sob suas indicações. 

Biomedicina

A biomedicina, apesar de acharem que é parecida com a medicina, é um curso totalmente diferente. Esta é uma área da saúde que estuda e procura soluções para doenças humanas. 

Os biomédicos foram os maiores atuantes contra o vírus Covid-19 durante a pandemia. Inclusive, no Portal IDEA existe um curso destinado para profissionais de enfermagem sobre aperfeiçoamento em Aplicações de Vacinas

Técnico em Enfermagem

O técnico de enfermagem atua em conjunto ao enfermeiro. Ele desenvolve quase as mesmas funções, mas está sempre sob o comando de um líder na área da saúde. É comum atuar na coleta de sangue, aplicação de vacinas e outras manipulações de medicamentos.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional é um dos cursos na área da saúde mais diferentes. Ela trabalha com a reabilitação de pessoas com limitações físicas, tratando do bem-estar físico e social da pessoa. É comum ver atuantes deste ramo em projetos como AACD.

Farmácia

Por fim, o curso de farmácia entra nessa lista pois é o responsável pela criação e manipulação de remédios para os pacientes. Trabalha mais com a parte bioquímica, pensando nas reações que os remédios podem ter no corpo dos seres humanos.

No Portal IDEA você encontra o curso de Auxiliar de Farmácia, entre outros da área.

Qual a média salarial dos profissionais da área da saúde?

Não existem cursos na área da saúde que sejam melhores uns que os outros. Mas há, sim, profissões que possuem uma média salarial mais alta. 

O curso de medicina, segundo o Ipea, é em média oito mil reais mensais, uma faixa salarial bastante alta para o país. Para os outros ramos, é estimado um salário de três mil reais por mês, o que ainda é considerado ainda interessante para o Brasil.

É importante salientar que essa média pode variar de acordo com a região de atuação e com a experiência do profissional. 

Faça cursos na área da saúde com o Portal IDEA

Se você está interessado em ingressar em algum dos cursos na área da saúde ou já é atuante neste ramo, conheça o Portal IDEA!

Oferecemos cursos totalmente gratuitos e online, que aperfeiçoam quem trabalha no ramo da saúde e também de outras áreas. Se você ainda não decidiu o que vai fazer, pode também aproveitar para estudar com a gente e descobrir sobre o que deseja cursar!

Para saber mais sobre os nossos cursos, clique aqui e conheça o Portal IDEA.

Tags:

Deixe um comentário