Cursos de culinária: como crescer no ramo e escolher a área certa?

Cursos de culinária: como crescer no ramo e escolher a área certa?

Por: camila 21 de julho de 2021 Cursos

O ramo alimentício é uma área que nunca perde força no mercado de trabalho. Isso se deve à necessidade básica dos cidadãos de se alimentar para sobreviver. Os cursos de culinária, então, são apostas promissoras para nunca faltar emprego na sua carreira.

Se você é formado em gastronomia, por exemplo, certamente terá um emprego garantido nos cargos de cozinheiro e até mesmo chef de cozinha dentro de um restaurante. Mas é possível variar esse mercado e ter o seu próprio negócio, o que torna-o também um empreendedor..

Por isso, neste artigo vamos mostrar as oportunidades que os cursos de culinária podem abrir para os profissionais, além de como crescer nesse ramo.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe!

Cursos de culinária além do básico

O hábito de cozinhar faz parte da rotina de quase todos os brasileiros. Desde novos aprendemos a criar pratos para que possamos fazer a nossa comida e assim sobreviver no mundo. 

Contudo, nem sempre temos tempo de fazer o nosso próprio alimento ou até mesmo vontade de comer a nossa própria comida. A partir destas necessidades surgem os restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos alimentícios. 

Os cursos de culinária buscam ensinar para os trabalhadores além do básico, que fazemos em nossa cozinha todos os dias.

A intenção é formar profissionais que consigam cozinhar pratos saborosos, com uma pitada de identidade pessoal, deixando os consumidores satisfeitos e com vontade de voltar ao restaurante mais vezes.

No mercado, por exemplo, o número de restaurantes voltados para pessoas que não consomem carne ou nada de origem animal tem crescido bastante. O Portal IDEA oferece um curso exclusivo, e ainda gratuito, sobre alimentação vegetariana

Como crescer no ramo da culinária?

Uma dúvida que circunda os trabalhadores que querem entrar no mundo da culinária é: como crescer neste mercado?

Já que todos sabem cozinhar para consumo próprio, é preciso se destacar para conseguir clientes. Os pratos precisam de um diferencial para que os estabelecimentos alimentícios realmente sejam requisitados pelos consumidores.

Separamos, então, algumas dicas que podem ajudá-lo a crescer neste mercado e assim obter cada vez mais sucesso na sua carreira:

1. Escolha a área de atuação

Em primeiro lugar é importante escolher a sua área de atuação. Os cursos de culinária podem atender diversos interesses, como preparação de bolos e doces, desenvolvimento de cervejas artesanais, produção de um café próprio, entre muitas outras opções. 

É possível ter mais de um segmento, porém é importante manter uma proximidade entre os pratos para que você realmente se torne um especialista na área.

Você pode, por exemplo, se tornar um especialista em doces e fazer cursos como bolo para festas e bolos cenográficos.

2. Busque sempre estudar

É de suma importância que você continue a estudar e invista pesado em cursos de culinária.

Como falamos, a cozinha é uma área que todos já têm o mínimo de conhecimento. Você precisa então se destacar cada vez mais com novidades nas comidas, sabores únicos e uma pitada de personalidade em cada prato que desenvolver.

O Portal IDEA oferece cursos interessantes, que podem ajudá-lo nessa formação, como:

3. Invista nas redes sociais

Já que vivemos na era digital, que tal investir nas redes sociais?

Muitas pessoas encontram restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios interessantes pela própria internet. O aplicativo Ifood já é um adianta na vida de muitos produtores próprios, que estão empreendendo no ramo culinário.

Tire um tempo para abastecer plataformas como Instagram e Facebook, deixando as pessoas curiosas com o sabor da sua comida. Poste fotos, vídeos e feedback dos clientes sobre os seus pratos.

Como dica extra, dê atenção também à plataforma Tiktok, que tem crescido cada vez mais e feito muitas pessoas que trabalham com culinária ganharem destaque na internet.

4. Dê atenção redobrada para o LinkedIn

Uma dica que está ligada não somente à formação com os cursos de culinária, mas com a missão do restaurante ou outro estabelecimento que você é dono ou apenas trabalha, é o investimento no LinkedIn.

Essa é uma plataforma que lida com o mercado de trabalho. Lá você pode tanto encontrar vagas de emprego no ramo culinário, como mostrar qual a filosofia que envolve sua área de atuação.

Esse reconhecimento de mercado faz com que você ganhe destaque e autoridade como um bom profissional no ramo. Por isso, tire um tempo sempre para abastecer a rede social corporativa LinkedIn.

Para quem está em início de carreira, é uma ótima plataforma para encontrar oportunidades de emprego.

Não sei qual área atuar: e agora?

Sim, pode acontecer de você querer trabalhar na área de culinária, mas não saber qual ramo deve investir.

Nessas ocasiões, recomendamos que você eleja dois pontos importantes: qual prato você tem mais habilidade em desenvolver e qual comida te dá mais prazer em preparar. 

Com essas informações, você pode procurar cursos de culinária que sejam voltados para a área com mais habilidade e afinidade, testando e vendo se realmente vale a pena.

Uma pessoa que gosta de preparar doces e conhece mais sobre essa área deve investir em cursos para se transformar em uma doceira. Não faz sentido, até então, pular para um ramo de comida mexicana. 

Mas essa dica não é uma camisa de força! Se você realmente quiser fazer uma mudança brusca, existem muitas formações que ensinam desde o básico ao avançado. 

Conheça os cursos de culinária do Portal IDEA

A formação por meio de cursos de culinária pode ajudar pessoas que precisam atuar imediatamente no mercado de trabalho e querem mais destaque que outros ramos mais comuns.

Além de ser uma profissão que nunca perde espaço na sociedade, é uma área que todos já conhecem um pouco e procuram apenas se desenvolver mais.

Se você ficou interessado em algum curso de culinária, conheça o Portal IDEA!

Todos os nossos materiais são gratuitos e totalmente online. Clique aqui e veja o que oferecemos na área de culinária!

Tags:

Deixe um comentário