Blog IDEA

Cursos Online Grátis - Portal IDEA
Como trabalhar em casa e ganhar dinheiro: uma solução rentável

Muito além do home office, que se tornou comum após a pandemia, trabalhar em casa já era, em 2021, uma realidade para 3,8 milhões de brasileiros. Isso é o que mostra a pesquisa do site Oberlo sobre esta modalidade de trabalho.

Contudo, é importante considerarmos que isso se tornou um nicho de mercado interessante, mas ainda explorado de forma inadequada.

Isso porque são vários os motivos de quem busca uma forma de trabalho caseiro. Desde a comodidade de não precisar sair até mesmo como fonte de renda alternativa.

De modo geral, todas as opções são válidas. Mas você sabe como transformar isso em algo que dê dinheiro? Conhece as principais dificuldades e desafios e como é, de verdade, trabalhar em casa? Vem conosco que nesse artigo iremos te mostrar tudo.

O sonho de muita gente pode sair do papel com o trabalho em casa

A primeira análise a se fazer são os motivos que levam cada vez mais jovens a buscar o trabalho remoto ou dentro de casa. Há aqueles que estão insatisfeitos com a profissão que possui. Há outros, que não enxergam nas oportunidades tradicionais um trabalho satisfatório.

Até mesmo adultos passam por isso, e normalmente esta mudança de rumo vem associada a uma pergunta: eu consigo ganhar dinheiro com isso?

Antes de responder essa pergunta você precisa saber se é capaz de se planejar para esse tipo de atividade. Mesmo com várias opções, ter uma renda extra mensal depende de um esquema bem definido de coisas que você precisa fazer. Em resumo, são:

  • Decidir qual será sua área de atuação;
  • Conseguir criar um ambiente exclusivo para executar a função;
  • Estabelecer uma rotina e se organizar com prazos e horários;
  • Entender sobre a legalização do trabalho. Há situações, por exemplo, em que será necessário possuir um CNPJ para emissão de nota fiscal;
  • Pensar na divulgação de seus produtos e serviços para o público-alvo.

Clique aqui para um curso dedicado sobre Postura profissional

Habilidades que te ajudarão a decidir sobre o trabalho em casa

O IBGE possui um levantamento de 2020 que indica que cerca de 20% da população brasileira não trabalha com carteira assinada. O que pode soar como preocupação, precisa ser colocado em comparação com outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo a Freelancers Union 60% de quem atua sem registro de trabalho, optaram por esta modalidade. Dentre os principais motivos estão a liberdade de horário e regras próprias.

A partir disso, é preciso considerar que a questão aqui não é sobre ter ou não um registro em carteira. E sim como trabalhar em casa e fazer disso sua principal fonte de renda.

Para começar, há talentos que, quando a pessoa possui, já facilita essa decisão. Organizamos os principais abaixo.

Entender custos, preços e condições de pagamento

A primeira dica é fundamental para quem quer saber como trabalhar em casa é ser capaz de precificar seus serviços. Se você pretende atuar dando aulas, treinamentos ou oferecer consultoria, por exemplo, precisa conhecer os custos que se relacionam com a função. Ou seja, saber tudo que vai gastar, planejar para entender o que pretende ganhar e claro, ter gestão financeira para saber guardar dinheiro para meses com faturamento menor.

Além disso, é preciso saber calcular de forma ideal o seu preço, a fim de que não fique muito abaixo do mercado, nem acima dos valores cobrados.

Quer aprender como controlar e entender finanças pessoais? Clique aqui.

Ter boa redação é fundamental para quem quer lidar com textos

Não é preciso esclarecer como um bom texto tem seu lugar quando o assunto é redação. Por isso, se dentro da sua área de atuação você pensou em alguma profissão que irá oferecer conteúdo digital, precisa aprimorar essas técnicas.

Cursos de redação online, gestão de mídias sociais e até mesmo oratória podem ampliar seus objetivos.

Quer aprender e desenvolver técnicas de redação? Clique aqui.

Trabalhar em casa exige organização e disciplina

Se você costuma ter controle total de horários e tarefas, você pode utilizar essa habilidade a seu favor no trabalho em casa.

Mas se você não tem, precisa considerar já aprender. Para isso, há cursos e ferramentas para organizar um cronograma funcional e para administrar melhor o seu tempo.

Criatividade: use-a a seu favor

Se antigamente era necessário a apresentação de anos de estudo em escolas de idiomas, design ou mesmo ferramentas digitais, as novas formas de trabalho pedem outra coisa. Ao invés de diploma e certificados, você precisa ser capaz de mostrar o que faz. E mostrar com criatividade.

A área de criação é uma das que têm exigido profissionais que consigam pôr ideias em prática. Muito mais do que apresentar um currículo invejável.

Mas como trabalhar em casa por conta própria?

Primeiramente, você precisa entender que o trabalho em casa não precisa ser exclusivamente pela Internet. Sim, ela irá te auxiliar, não importa qual função você escolha, mas não é a única possibilidade.

Possui habilidade para trabalhos artesanais? Aposte nisso.

É elogiado(a) por amigos por fazer pratos saborosos, salgados ou doces? Pense em como transformar isso em profissão.

Entende de reparos ou manutenção em roupas? Costurar pode ser a saída.

O mais importante após escolher é se engajar para conseguir bons contatos. Além disso, saber algo pode ser o caminho para ensinar, criar cursos online ou presenciais. E tirar sua renda daí.

Clique aqui e conheça alguns cursos gratuitos sobre serviços digitais.

Transformação digital mudou as formas de trabalhar em casa

Seja pelo número de oportunidades ou pela comodidade, uma das principais maneiras de trabalhar em casa é pela Internet. Mas para usá-la não basta apenas acessar vários cursos, aulas ou treinamentos. É preciso participar de redes sociais como o Linkedin – uma ótima opção para apresentar o seu trabalho – e, principalmente, se especializar na área que pretende atuar.

A Internet exige um constante aprimoramento de qualquer informação, já que tudo é muito inconstante e muda o tempo todo.

E por falar em se especializar, enquanto você pensa sobre como irá trabalhar de casa e fazer sua própria renda, que tal conhecer os cursos gratuitos e 100% online do Portal Idea?

São mais de 2400 cursos das mais diversas áreas e segmentos, com cargas horárias que variam de 8 a 280 horas. E o melhor: você pode fazer de casa, enquanto monta o seu próprio negócio!

Acesse o Portal Idea e tire seus sonhos do papel. Traga-o para dentro de casa e se destaque!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.