Como encontrar um hobby: veja 8 ideias para se inspirar

Como encontrar um hobby: veja 8 ideias para se inspirar

Por: camila 26 de agosto de 2021 Lazer

Você tem dúvidas sobre como encontrar um hobby? Essas atividades são importantes para quebrar a rotina que normalmente se estabelece na idade adulta. Porque normalmente a correria do dia a dia e o estresse estão mais presentes. 

E criar um hobby contribui positivamente para a vida pessoal e profissional, além de manter a saúde em dia, tanto a física quanto a mental! 

Assim, os hobbies são atividades fora do domínio profissional que as pessoas adotam, de acordo com seus interesses e habilidades. 

Eles são uma forma de abrir as portas para a criatividade e para novas experiências. Portanto, escolher um hobby novo pode incitar sua mente a ficar mais criativa e aberta para novas experiências.

E se você quer saber como encontrar um novo hobby, mas tem dúvidas sobre o que fazer para isso, então chegou ao local certo! Neste post separamos 8 ideias bem legais que vão te ajudar a encontrar um novo hábito em sua vida. Acompanhe!

Mas o que é um hobby?

Antes de explicar como encontrar um hobby, é preciso entender o seu conceito. Um hobby é aquela atividade que uma pessoa pratica por puro prazer, sem nenhum compromisso profissional ou obrigação. 

O hobby é uma forma de distração, que ocupa o tempo livre da pessoa. Sua função é ocupar os pensamentos e exercitar o cérebro, exercitando habilidades existentes na mente do praticante. 

Desenvolver um hobby é simplesmente ter satisfação pessoal, sem necessariamente a  oportunidade de se desenvolver no contexto profissional ou nos habituais papéis sociais.

Os hobbies também podem ser interpretados como desafios pessoais, porque muitos os adotam para promover a sua autodesenvolvimento e autodescoberta.

Por isso, essa atividade ao mesmo tempo é estimulante e também relaxante, porque é um passatempo saudável onde há ambiente de competições, busca da ruptura de limites , sejam eles físicos, intelectuais ou criativo, além da  constante superação.

Assim, tudo  que fazemos nas horas de lazer determina o que somos e por isso os hobbies são indispensáveis em nossa rotina. 

E alguns sinais podem indicar que está na hora de você inserir um hobby em sua vida. Se você quer saber quais são, veja a lista abaixo. 

  • Há tempos você não cria nada novo;
  • Ultimamente você só tem falado e pensado em trabalho;
  • Sua única distração é fazer maratona de séries ou filmes;
  • Você passa horas sem parar nas redes sociais;
  • A sensação é que os seus dias sempre parecem iguais;
  • Você não tem tido criatividade em sua rotina, nem mesmo no trabalho;
  • Parece que você tem um rápido esgotamento físico e mental.

Se você percebeu que está com um ou mais desses argumentos, é hora de rever a sua rotina e cogitar a adoção de um hobby..

Porque se você não tem momentos de lazer e produtividade, pode perceber impactos negativos em seu dia a dia, como estresse, cansaço, problemas com o sono, entre outros. 

Então, a prática de uma atividade prazerosa e criativa faz uma grande diferença em sua qualidade de vida!

Veja ideias de como encontrar um hobby

Ao cogitar buscar como encontrar um hobby, o praticante deve explorar diferentes possibilidades. E você  só vai saber como se sente com uma determinada atividade se começar a experimentá-la! 

O hobby ideal é aquele que te dá prazer ao fazer também é compatível com o seu dia a eia e o seu orçamento. 

É uma boa forma de despertar os talentos que estão adormecidos! Ao fazer uma atividade diferenciada em sua rotina, você vai desenvolver novas habilidades, que muitas vezes nem imaginava ter! 

E exemplos de como encontrar um hobby não faltam! Veja abaixo alguns que você pode explorar. Se ainda não encontrou a opção de passatempo perfeita, aproveite essas ideias!

Monte quebra-cabeças

Aparentemente é apenas uma brincadeira de criança, mas o hábito de montar quebra-cabeças ajuda a exercitar a atenção, paciência e trabalha melhor a mente. 

Seja nos modelos mais simples ou complexos, a prática também se torna prazerosa e além de relaxar, também resultará em uma bela imagem pára decorar a sua casa.

Aposte no Faça Você mesmo (DIY)

O “do it yourself” ou no bom português, “faça você mesmo”, também conhecido como DIY, ganhou a internet. Tratam-se de tutoriais que ensinam diversas atividades, onde a pessoa pode fazer por conta própria.

Desde pequenos consertos até fazer a decoração de casa, montar objetos artesanais ou customizar roupa, essas simples atividades podem ser feitas sem conhecimento prévio, o que se torna um ótimo hobby.

Cozinhe

Cozinhar é um hobby clássico de muitas pessoas. Mas quem não é tão fã ou tem pouca habilidade pode encontrar na internet soluções com receitas simples e fáceis de fazer. 

O preparo dos alimentos pode ser feito de inúmeras maneiras. Pesquise receitas na internet, que sejam divertidas e relaxantes, e no fim você terá um saboroso prato para experimentar!

Aposte em aulas de teatro

Você não precisa ser um ator a nível de Oscar para fazer aulas de teatro. Muitas escolas realizam cursos de dramatização para não-atores Então mesmo que você não queira se profissionalizar no futuro, pode investir nessa arte como um hobby. 

Essa atividade trabalha corpo e mente, o que é ótimo para se exercitar, extravasar emoções, desenvolver a memória e concentração, e de quebra fazer novos amigos!

Cuidador de plantas

Apesar de muitos pensarem que essa é uma atividade restrita a senhoras de mais idade, cuidar de plantas tem atraído cada vez mais adeptos, de diferentes idades. 

Seja no cultivo de bonsais, uma pequena horta ou praticar jardinagem em casa, essa ação ajuda a relaxar a mente e promove o cuidado com a natureza.

Fotografe

A fotografia criativa é uma ótima ideia de hobby. E não precisa investir em uma câmera profissional para iniciá-lo. 

No seu próprio celular você pode praticar a fotografia. Muitos aparelhos atuais têm diferentes recursos de imagem e edição para serem explorados. 

Ao fotografar, você exercita o seu olhar para as coisas ao seu redor. E também apura a sua atenção aos detalhes, à beleza e singularidade de pessoas, momentos e lugares. 

Pratique atividades físicas 

De modo geral, as atividades físicas são muito benéficas à sua saúde física e mental. Uma das mais indicadas para quem está começando é a corrida. Mas antes de iniciá-la, é importante fazer uma avaliação com o seu médico. 

Seja artes marciais, natação, yoga ou musculação, movimentar o corpo ajuda não apenas a emagrecer e definir os músculos, como trabalha na mente e ajuda na concentração, prevenindo o estresse e ansiedade. 

De quebra, o corpo fica mais resistente e com imunidade. A atividade física,  aliada a uma alimentação saudável, aumenta a qualidade de vida. 

Faça aula de um novo idioma

Aprender inglês, alemão, japonês, italiano, hindi, entre muitas possibilidades, é um excelente hobby a ser adotado. Mas ele não precisa ser associado à ideia de obrigação.

Busque aulas dinâmicas e com a prática do idioma, mas também seja curioso em aprender. Faça da atividade uma verdadeira jornada cultural! Além de divertido, esse novo aprendizado abrirá muitas portas para você!

Essas foram apenas algumas dicas de como encontrar um hobby. Mas avalie os seus gostos pessoais e invista naquilo que você gosta de fazer ou quer aprender. 

Gostou de nossas dicas sobre como encontrar um hobby? Então não perca outros conteúdos como este, acessando o blog do Portal Idea!

 

Tags:

Deixe um comentário