Como aprender inglês sozinho: veja 7 dicas para você estudar e se dar bem no idioma

Como aprender inglês sozinho: veja 7 dicas para você estudar e se dar bem no idioma

Por: camila 28 de setembro de 2021 Idiomas

Muitas pessoas têm o interesse de saber como aprender inglês sozinho. Afinal, no mundo atual, essa é uma habilidade de destaque para os estudos e a busca de um bom emprego. 

E ao contrário do que muitos pensam, esse aprendizado não é um bicho de sete cabeças. Mas claro, ele requer muita dedicação e disponibilidade. 

Contudo, investir nesse conhecimento vale a pena. Porque quem domina a língua inglesa pode viajar tranquilamente para o exterior, conseguir bolsas de estudos e uma boa oportunidade de trabalho. 

E com tantos recursos disponíveis, seja online ou no dia a dia, é possível estudar e se dar bem no inglês!

Mas se você tem dúvidas sobre como aprender inglês sozinho, e quer mais informações, então chegou ao local certo. Continue lendo este artigo e veja como aproveitar nossas 7 dicas para alavancar o seu aprendizado. Aproveite a leitura!

Porque aprender inglês sozinho é importante?

Saber como aprender inglês sozinho é um passo ideal para quem busca vivenciar esse idioma, tão presente em nosso dia a dia. 

A globalização une diversas culturas e o idioma estrangeiro está presente em diversas linguagens. Seja nas músicas, séries de tv, filmes, games, ou estampado em camisetas e objetos decorativos, ele exerce uma grande influência mundo. 

Porque o inglês é a língua mais falada do planeta, conhecido como o idioma universal. Por isso, tornou- se padrão no mundo dos negócios, turismo, tecnologia, comunicação e entretenimento, em âmbito internacional. 

Apesar de vivermos no Brasil, diversas formas de contato com o inglês estão presentes em nosso cotidiano. 

E quem tem interesse sobre como aprender inglês sozinho não precisa recorrer a cursos caros para estudar sobre o idioma. Diversos recursos podem ser muito bem aproveitados, e com as 7 dicas que separamos, tudo se torna mais fácil!

Quer saber quais são essas dicas? Então veja abaixo!

7 dicas de como aprender inglês sozinho

1 – Treine a sua escuta

Enquanto um bebê ainda não desenvolve a sua fala, ele recebe diariamente estímulos sonoros do idioma que convive. Assim, com o passar do tempo ele aprenderá as palavras. Da mesma forma ocorre o processo de como aprender inglês sozinho. 

Por isso, treine bastante a sua escuta. Para isso, vale ouvir músicas em inglês, assistir a filmes no idioma original (e fuja de filmes dublados), ouça podcasts, veja vídeos em inglês, enfim. Há diversas formas de acostumar o seu ouvido ao idioma. 

2 – Anote as palavras novas que aprender

Outra dica que te ajudará bastante em como aprender inglês sozinho é fazer um caderno de anotações, com todas as palavras que aprender. 

Esse processo é útil para você aprender a escrita e também memorizar o significado daquela palavra. Além das palavras isoladas, vale também montar frases com todas que estiverem nas anotações. 

3 – Busque jogos 

Uma forma divertida de aprender inglês sozinho é recorrer aos jogos gratuitos que estão disponíveis de forma online. E eles podem ser baixados direto no celular, tanto no sistema Android quanto no iOS.

Os jogos te ajudam a avançar no inglês e também são uma ótima distração para aqueles momentos livres, como estar no transporte público ou aguardando uma consulta médica, por exemplo. 

4 – Preste atenção nas músicas 

Escutar música é divertido e te ajuda no aprendizado do inglês. Quando estiver ouvindo o seu artista preferido, preste atenção na forma como ele pronuncia as palavras em inglês. Você pode pegar a letra da canção para acompanhar. 

Depois, tente cantar de acordo com a pronúncia do artista. Nada de “enrolation”, ou stalling, no inglês corretamente falado. 

Busque aprender a palavra para pronunciá-la da forma correta dentro da canção. Aprender a letra em inglês deixa a música muito mais proveitosa!

5 – Aproveite as suas séries favoritas

Gosta de passar o fim de semana maratonando a sua série favorita? Então use isso a seu favor, adicionando o hobby a seu estudo em inglês. Assista aos episódios no idioma original e com legendas em português.

Inicialmente se familiarize com as palavras e pronúncias. Com o passar do tempo, assista com legendas em inglês e depois sem legendas. Pode ser cansativo e repetitivo, mas se escolher aquela série que é paixão, certamente o programa será bem mais divertido. 

6 – Busque exercícios online

Exercitar o inglês é excelente para aprender o idioma. Em plataformas virtuais, fóruns ou mesmo nas redes sociais é possível encontrar diversos conteúdos e exercícios para quem quer praticar o inglês. 

Uma delas é o My English Online, oferecido pelo programa Idioma Sem Fronteiras, no Ministério da Educação. Basta se cadastrar para ter o acesso gratuitamente.  

Além disso, nessas plataformas você pode buscar usuários para praticar a fala, com conversas online. O objetivo é melhorar a pronúncia e perder o medo de falar o idioma com outras pessoas. 

7 – Tenha iniciativa

Aprender inglês sozinho é um desafio que requer dedicação para avançar na língua. Por isso, a iniciativa, aliada ao interesse e não desistência são a fórmula para que você tenha sucesso em seus estudos. 

Por mais que pareça difícil, persista em seu objetivo, sem perder o foco. Faça um cronograma diário para que você possa aproveitar o aprendizado dentro de seu tempo, sem se sobrecarregar. 

Cursos de inglês do Portal IDEA

Como você pode ver neste texto, saber como aprender inglês é uma tarefa que pode ser realizada no dia a dia, com recursos acessíveis. E em diversas situações o domínio do idioma te ajudará bastante 

Mas o aprendizado solitário pode ser uma tarefa mais difícil para algumas pessoas, que precisam de orientação para o avanço nos estudos. 

Assim, o Portal IDEA tem cursos na área de inglês que atendem a diferentes tipos de alunos, desde quem está no básico, quem busca melhorar o idioma para negócios ou quem quer avançar na conversação .

Por isso, aproveite este momento e inscreva-se agora mesmo nos cursos de inglês no site do Portal IDEA!

 

Tags:

Deixe um comentário