Arteterapia: o que é, como funciona e quais são os seus benefícios?

Arteterapia: o que é, como funciona e quais são os seus benefícios?

Por: wpideamadm 17 de setembro de 2021 Bem-estar

Você sabe o que é arteterapia? Trata-se de uma ferramenta que ajuda no bem-estar mental do ser humano. Ela é ideal para quem quer encontrar o autoconhecimento. 

Ela usa diversos recursos da arte, estabelecendo uma comunicação entre o paciente e o terapeuta. Durante a sessão, o objetivo é que a pessoa demonstre, por meio destes elementos, tudo o que deseja expressar.

Assim, a arteterapia ajuda o indivíduo a superar problemas, como conflitos emocionais, dificuldades de se relacionar, superação de traumas, entre outros. 

E ela pode ser aplicada em diversas faixas etárias, da infância até a terceira idade, promovendo a avaliação, de reabilitação, de prevenção na área da saúde mental.

E diante a cenário de pandemia, naturalmente ocorre o aumento de pessoas com crises psicológicas, sintomas psíquicos e de cunho psiquiátrico que precisam de tratamento terapêutico. 

Quer saber mais sobre como funciona a arteterapia? Então confira nesse artigo a importância disso, assim como dicas para melhor qualidade de vida! Boa leitura!

Origem da arteterapia

O termo arteterapia é originário das palavras “arte” (proveniente do latim que quer dizer técnica) e “terapia” (originada do grego que significa tratamento ou cuidados médicos). 

Ou seja, ela é uma terapia associada à arte, usando as ferramentas artísticas para ajudar os pacientes. 

Porque a arte está presente em diversos aspectos de nossa vida, sendo muito importante em diferentes culturas. 

As criadoras deste novo conceito de terapia foram a psicóloga norte-americana Margaret Naumbug, a artista plástica austríaca Edith Kramer e  a escritora norte-americana Janie Rhyne. 

Elas reuniram todas as suas teorias e experiências para o desenvolvimento da arteterapia, além de explanar suas próprias experiências. 

Ao observar todos os processos psicoterápicos, elas usaram os meios da arte para que os pacientes pudessem verbalizar suas dificuldades. E a experiência teve bom êxito. 

A partir de então, a arteterapia passou a ser exercida como uma atividade clínica, utilizada em sessões de terapia. 

Como funciona na prática a arteterapia?

Em uma sessão de arteterapia, são usadas diversas práticas artísticas para proporcionar um bem-estar ao paciente e assim, ele possa conhecer melhor a si mesmo. 

Essa aplicação pode ocorrer de forma individual ou em grupo. Com elas, é possível chegar a uma tranquilidade e melhora na autoestima, além de amenizar traumas e impactos que ocorrem no dia a dia. 

E que tipo de artes são usadas na arteterapia? São modalidades distintas, como:

  • pintura;
  • escultura;
  • música;
  • audiovisual;
  • artes cênicas;
  • marionetes;
  • literatura;
  • dança;
  • fotografia.

Entre outros. Mas vale lembrar que a arteterapia não se preocupa com a execução perfeita de uma determinada arte. Porque o objetivo principal é fazer com que o paciente tenha um bem-estar mental, para expressar os seus sentimentos por meio das obras. 

Quais as vantagens da arteterapia?

Com o objetivo de ajudar as pessoas, a arteterapia não visa a formação de artistas, e sim contribuir para a melhor expressão de sentimentos, por meio de obras de arte. 

Porque essa ferramenta ajuda o paciente a compreender a si próprio, de forma lúdica. E a prática deste método gera diversas vantagens para as pessoas. 

Veja a seguir quais são as principais:

Incentiva a mente criativa

Ao praticar a arte, seja qual for a modalidade, o paciente da arteterapia tem o estímulo de sua criatividade, potencializando também a capacidade intelectual. 

Os praticantes das artes também ganham mais capacidade de raciocínio e imaginação, que ajudam na expressão de seus sentimentos. 

Dá mais confiança

Muitas vezes a arteterapia é buscada pelas pessoas que têm problemas sociais ou de autoestima, e por isso não conseguem se expressar de forma clara.

Por isso, a técnica de terapia com arte ajuda na autoestima dos pacientes, fazendo com que eles ganhem mais confiança em se expressar. 

Mais concentração

Outro benefício da arteterapia é que ela ajuda o paciente a manter o foco e garantir mais concentração em seu dia a dia. 

Ao executar as atividades, ele fica em seu desempenho em busca de seu objetivo. A arteterapia também ajuda na coordenação motora do participante. 

Quais as atribuições de um arteterapeuta?

Arteterapeuta é o profissional responsável pelas sessões de arteterapia. Ele aplica as técnicas, baseadas em estudos que contribuem para combater os problemas dos pacientes. 

O profissional tem atribuições nas práticas artísticas para analisar os pacientes. Por meio das práticas, ele busca uma terapia mais completa e lúdica, para criar um ambiente de bem-estar. 

Um arteterapeuta realiza tratamentos com pacientes de todas as idades e para diversas manifestações psicológicas. 

Ele detecta quando uma pessoa que tem problemas consegue se manifestar melhor com a arte, seja a música, dança, escultura, pintura ou fotografia, por exemplo.

Assim, o arteterapeuta emprega a terapia por meio da arte, buscando as manifestações que pacientes, que sofrem diferentes transtornos psicológicos, possam mostrar quando estão em processo da prática artística. 

Essa linha de terapia pode ser direcionada a terapeutas de outras áreas e psicólogos, que queiram acrescentar este processo em seus atendimentos. 

No processo arteterapêutico, o papel do profissional arteterapeuta é fundamental porque é com ele que o indivíduo constrói uma relação de confiança, que facilita a ampliação da consciência e do autoconhecimento.

E, ao mesmo tempo, possibilita mudanças comportamentais, emocionais, sociais e afetivas. O profissional arteterapeuta acolhe de maneira criativa os processos de transformação do outro.

Aprenda mais sobre arteterapia com o portal IDEA

Se você quer aprender a técnica da arteterapia, seja você um profissional psicólogo ou terapêutico, ou uma pessoa que quer esse atendimento, pode aprender mais sobre ela com o curso de Arteterapia do Portal IDEA

De forma gratuita e online, ele vai ensinar todos os detalhes para você dominar tudo sobre o que é a arteterapia, sua metodologia, e como ela é aplicada. Aproveite e se inscreva agora mesmo neste curso!

E o nosso site disponibiliza duas modalidades diferentes de cursos de arteterapia: o básico e o Curso de Arteterapia na Terceira Idade, voltada para este trabalho ao público alvo. 

Além do curso, o Portal IDEA tem diferentes qualificações na área de terapia e psicologia. Clique aqui e conheça os cursos que oferecemos!

 

Tags:

Deixe um comentário