Android Studio: como funciona, vantagens e desvantagens

Android Studio: como funciona, vantagens e desvantagens

Por: wpideamadm 10 de março de 2021 Posts,Tecnologia

O Android Studio é um programa utilizado para desenvolvimento de aplicativos. O responsável pela ferramenta é o Google, que desenvolveu essa plataforma e fez o seu lançamento em 16 de Maio de 2013.

Quer saber mais sobre essa plataforma? Então, confira neste post como funciona, vantagens e desvantagens do Android Studio!

Entenda a finalidade do Android studio

O Android Studio é uma plataforma utilizada para desenvolver aplicativos para o sistema Android, sendo um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) ou Integrated Development Environment. 

O Google, desenvolvedor dessa plataforma, disponibiliza o seu uso de forma gratuita. 

Essa ferramenta foi baseada em uma das mais potentes IDE para desenvolvimento Java, a IntelliJ IDEA.

Afinal, como funciona o Android Studio?

android studio 32 bits

Por ter muitas funcionalidades, alguns desenvolvedores não utilizam o Android Studio da forma correta, deixando de aproveitar diversas opções para o desenvolvimento de aplicativos. 

Se você quer saber como essa ferramenta funciona e utilizá-la melhor, confira essas dicas:

Visualize os layouts na hora

O android studio permite que você visualize os layouts na hora que está desenvolvendo, com isso fica mais fácil, pois não há necessidade de utilizar outro dispositivo ou emulador para a execução de interface.

No próprio Android Studio, você consegue salvar o trabalho realizado, até mesmo os mais demorados. 

O recurso live layout permite ainda que você crie uma variação do XML, criando views diferentes. Para utilizar esse recurso, tanto para a opção portrait (retrato) quanto para a landscape (paisagem).  

Para utilizar essa função, é só escolher a opção no menu preview. A partir disso, a ferramenta já te mostra os arquivos e pastas que serão necessários.

Crie layouts de maneira fácil 

Para criar layouts no Android Studio, utilize a pasta layout, selecione a res e clique na opção  New > Layout resource file.

Você ainda precisa escolher um nome para o layout e definir o root. Após isso, o programa abre o novo projeto.

Para fazer alterações no XML, faça a opção “Text” na parte inferior da guia, o editor abre e você pode fazer as edições necessárias. 

Use a opção para testar o seu código

android studio emulator

Uma funcionalidade muito útil disponibilizada no Android Studio é a opção para o desenvolvedor testar o seu código. 

Com isso, o aplicativo fica mais estável e tem um melhor desempenho. Além de facilitar o entendimento e a manutenção do código.  

Você ainda encontra a opção de ferramentas de lint, que permitem a detecção de problemas de usabilidade, desempenho e outros bugs que podem passar despercebidos pelo compilador. 

Uma dica é executar o lint de vez em quando, verificando se há algum bug e assim conseguir fazer a correção do problema. 

Se você quiser utilizar essa opção, vá até o menu superior, selecionado Analyze > Inspect Code. Após a inspeção, o Android Studio apresenta os resultados. Caso queira, a ferramenta ainda consegue fazer outras verificações, basta você selecionar duas vezes no bug apresentado.

Tenha um Java Development Kit 7 ou superior instalado

Para utilizar o Android Studio é necessário ter instalado um Java Development Kit ou superior. 

Conheça as vantagens do Android Studio

O uso do Android Studio é realizado por diversas pessoas e desenvolvedores que desejam criar um aplicativo para esse sistema. 

E a preferência por esse programa também é devido às diversas vantagens que ele oferece. Quer saber quais? Então confira!

Variedade de customização

Uma das principais vantagens do uso dessa plataforma é a sua variedade de customização, permitindo que o desenvolvedor realize mais customizações do que em outros programas com a mesma finalidade. 

Variedade de recursos

Os recursos oferecidos na plataforma também chamam atenção pela sua variedade, sendo outra vantagem do Android Studio. 

Alguns recursos do Android Studio:

  • Ambiente unificado, permitindo desenvolver apps para todos os dispositivos com sistema Android;
  • Compatibilidade com versões, NDK, Cloud Platform e C++, além de facilitar a integração com App Engine e Google Cloud Messaging;
  • Detecção de problemas com usabilidade e desempenho através de ferramentas de lint;
  • Emulador com muitos recursos e que funciona com rapidez;
  • Ferramentas e frameworks com muitas opções;
  • Importação de exemplos de código GitHub;
  • Integração com GitHub;
  • Modelos de código GitHub, facilitando a criação de recursos para os aplicativos; 
  • Permite a aplicação de mudanças, e envio de códigos ao aplicativo, mesmo em execução e sem necessidade de reiniciar o aplicativo; 
  • Plataforma possui maior flexibilidade para compilação em Gradle.

Desvantagens do Android Studio

Mesmo cheio de vantagens, diversos recursos e customizações disponíveis aos desenvolvedores, o Android Studio também possui algumas desvantagens. Conheça quais são elas!

Desempenho da ferramenta

Muitos arquivos são criados com o uso da ferramenta, pois é utilizado a estrutura em Gradle. Todos os arquivos ficam no diretório src, como .XML, java, AndroidManifest).

Projetos em telas diferentes

Uma das desvantagens do programa é que os projetos ficam em janelas diferentes, o que pode ser um pouco incômodo para desenvolvedores que utilizam outras plataformas, como o Eclipse, por exemplo, que permite abrir mais de um projeto.

Por que devo usar o Android studio?

android studio tutorial

O Android Studio é um programa completo e com muitos recursos para os desenvolvedores de aplicativos para o sistema Android. Dessa forma, a escolha dessa ferramenta é uma boa opção para realizar as atividades necessárias do desenvolvedor. 

Portal Idea: sua melhor forma de aprendizagem

O Portal Idea é a sua melhor escolha para aprender sobre diversas áreas do conhecimento. Com uma plataforma online, você consegue estudar de onde estiver, 7 dias por semana, 24 horas por dia. 

E o melhor, de graça, isso mesmo, os cursos do Portal Ideal são gratuitos e em diversas áreas do conhecimento, como:

Além dessas vantagens, você também pode ter os certificados dos cursos que fizer pelo Portal Idea, pagando uma pequena taxa de emissão, porém, vão agregar e fazer a diferença em seu currículo, vida acadêmica e profissional.

Conclusão

Agora que você já conhece mais sobre o Android Studio e Portal Idea, aproveite e realize cursos na área de tecnologia e outras para aprimorar seus conhecimentos e avançar na sua carreira.

Aprenda com a melhor, aprenda com o Portal Idea! Faça agora mesmo seu curso online e gratuito de programação android e veja que nunca foi tão fácil aprender. Confira!

Tags:

Deixe um comentário