Administração financeira: o que é e qual sua importância no mercado

Administração financeira: o que é e qual sua importância no mercado

Por: camila 7 de maio de 2021 Financeiro

A administração financeira, enquanto conceito, cuida da gestão das finanças de empresas, organizações e pessoas. Dessa forma, todos os recursos financeiros que são obtidos passam a fazer parte de um planejamento, que irá controlar e distribuir conforme as prioridades.

Contudo, mesmo sendo um termo muito conhecido e utilizado no mundo atual, nem todos conhecem a sua importância para a saúde financeira. E não importa o tamanho da empresa ou instituição, caso não realize a administração financeira de forma correta, ela terá problemas. Isso porque é através dela que são desenvolvidos os estudos que tornam viáveis a captação de recursos, os gastos e, principalmente, os investimentos. Ou seja, sem administração financeira, dificilmente é possível crescer.

Por isso, se quer saber mais sobre o assunto, acompanhe nosso artigo!

Maior parte dos brasileiros não se dedicam às próprias finanças

Segundo pesquisa encomendada pelo SPC Brasil, 6 em cada 10 brasileiros não dedicam tempo algum para o controle da vida financeira. Destes, 17% recorrem a cartões de crédito, cheque especial ou dinheiro emprestado para pagar as contas recorrentes do mês. Quando a pergunta é realizada entre os jovens até 24 anos, esse percentual sobe para ¼ das pessoas.

Outro número preocupante é que apenas 41% consegue fechar o mês com dinheiro sobrando. Em outras palavras, a busca por administração financeira deixa de ser um conceito básico e passa a ser essencial para o controle pessoal ou profissional.

Mas por que a administração financeira é tão importante?

De modo geral, administrar de modo adequado o dinheiro irá garantir estabilidade, tranquilidade e possibilidade de planejamento. Quando se trata do mundo corporativo, a administração financeira vai além. Isso porque ela se apresenta muito mais do que na simples gestão de recursos. Sem ela, é impossível maximizar resultados, planejar o crescimento da empresa ou mesmo criar planos de carreira para funcionários.

Por exemplo, você pode pensar em uma casa onde se gasta muito mais do que se ganha. Não apenas os serviços essenciais ficarão comprometidos (contas mensais, luz, água, internet, etc.) como se torna inviável pensar em diversão. Viagens, passeios, sair para comer fora, sem chances! 

Em uma empresa, é a mesma coisa. Ao utilizar da administração financeira, ela poderá otimizar todos os processos que estão envolvidos no dia a dia. Desde a contratação de funcionários, aquisição de bens ou maiores lucros ou investimentos.

5 conceitos essenciais na administração financeira

Para compreender melhor o assunto, precisamos entender os conceitos que estão relacionados à administração financeira. Dentre eles, podemos destacar:

Controle de estoque

A maior parte dos problemas se iniciam nesse setor, caso ele não seja acompanhado. Isso acontece porque a saúde financeira de uma empresa depende diretamente de sua reserva física. Para que a administração financeira funcione nesse quesito, é necessário que se evite desperdícios e garanta a entrega no prazo. Além disso, um controle de estoque bem feito evita mercadorias paradas, contribuindo assim, para que o fluxo de caixa funcione.

Conciliação das contas bancárias

Conciliar significa criar harmonia entre as entradas e saídas de um caixa. Ou seja, equilibrar as contas a pagar e a receber. A partir desse procedimento, é possível elaborar um planejamento financeiro arrojado, que irá impactar positivamente sobre as intenções da empresa.

Definição de custos e preços na administração financeira

Parece óbvio, mas nem toda empresa conhece as formas de definir seu custo final do produto. Por custo final, se entende tudo que se relaciona no preço da mercadoria, desde os custos fixos, variáveis até a margem de lucro.

Quando a definição não é colocada em prática, um produto de boa saída pode não ser rentável. Assim como um produto mal precificado pode gerar prejuízo.

Adaptação do planejamento ao lucro obtido

Nem toda empresa vende, o tempo todo, o que foi proposto em sua meta. E com isso, aos poucos, o planejamento pode não corresponder à realidade. Pense da seguinte forma: se todo mês você ultrapassar os seus gastos, em algum momento vai precisar diminuí-los para não se endividar, não é? Adaptar o planejamento ao lucro obtido é isso. E também ser capaz de repetir as ações que fizeram o lucro ser maior que o esperado, quando isso acontecer.

Investimento do lucro líquido

Se sua empresa teve saldo positivo, primeiro você irá comemorar. E logo em seguida, decidir o que fazer com esse lucro. Para a administração financeira, destinar o valor líquido é garantir a saúde do seu negócio, seja para ampliar o capital de giro ou planejar a longo prazo.

Caso você opte por apostar em investimentos, é importante considerar se ele trará um retorno maior do que o próprio funcionamento da empresa.

O que faz um administrador financeiro e qual sua importância

O administrador financeiro é o profissional responsável por cuidar de tudo que falamos ali em cima. Em algumas empresas, ele é conhecido como diretor financeiro ou ainda CFO (Chief Financial Officer). Dentre suas principais funções estão o controle de investimentos, financiamento e destinação do lucro líquido.

Além disso, ele também precisa maximizar os lucros da empresa, garantir um planejamento tributário e integrar todas as informações financeiras, não importa o setor ou os processos.

Conclusão

De acordo com todas essas informações, podemos concluir que a administração financeira é imprescindível para qualquer negócio. E por se tratar de uma área que, mesmo em constante modificação, permanece sendo necessária, aumenta a responsabilidade de quem se interessa por ela.

Porém, se você deseja conhecer mais sobre administração financeira e não sabe por onde começar, nós temos a solução!

No Portal Idea você pode realizar seu Curso de Administração Financeira de forma totalmente gratuita e online. É isso mesmo!

Não perca tempo e se qualifique! Para conhecer outros cursos, acesse nossa lista de cursos, aqui no site.

Tags:

Deixe um comentário