A importância da leitura na educação infantil: descubra 5 benefícios

A importância da leitura na educação infantil: descubra 5 benefícios

Por: camila 14 de abril de 2021 Leitura

O período da infância é primordial para fazer o processo de aprendizagem na mente de uma criança. Quanto mais interativos, lúdicos e presentes os responsáveis forem, mais rápido se desenvolvem novas habilidades nos pequenos. É em meio a isso que surge a importância da leitura na educação infantil.

Essa é uma técnica que se apresenta não somente nas creches e escolas, como também dentro de casa. Quanto mais uma criança cria o hábito de ler, maiores são as chances dela desenvolver potenciais cognitivos. 

Por isso, neste artigo vamos mostrar o porquê da importância da leitura na educação infantil e os benefícios que essa prática traz para a vida de uma criança. Veja como ajudar nesse cotidiano e como desenvolver o costume dos pequenos de sempre lerem no dia a dia.

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura.

Qual a importância da leitura na educação infantil?

A importância da leitura infantil não está atrelada somente à aprendizagem de ler e escrever. Essa é uma etapa em que as crianças desenvolvem o seu cognitivo e conseguem compreender o mundo com mais facilidade.

Nem sempre explicar o que acontece de forma literal faz com que os pequenos realmente entendam. Apostar na leitura e na criação de uma narrativa, além de facilitar esse processo de aprendizagem, faz com que os pequenos pensem mais e acelerem o processo de maturação da mente.

Por isso, podemos dizer que a importância da leitura na educação infantil está totalmente atrelada ao desenvolvimento da criança. Quanto mais ela lê, mais habilidades adquire no seu processo de crescimento.

Benefícios da leitura na infância 

Agora que entendemos que a importância da leitura na educação infantil não está limitada somente ao ato de ler e escrever, precisamos destrinchar quais são as outras habilidades que essa prática gera em uma criança e como isso pode ser benéfico no período de crescimento.

Por isso, separamos aqui 5 vantagens que esse hábito cotidiano pode refletir sobre os pequenos e como eles ajudam no desenvolvimento de cada criança. Veja:

  1. Desenvolvimento da língua

Em primeiro lugar, nós, seres humanos, nascemos dotados da capacidade de aprender uma língua. Uma criança quando nasce já possui os seus subsídios de sobrevivência para se comunicar, como o choro, as expressões faciais e outros elementos. Porém, também podemos desenvolver uma língua própria para se relacionar em comunidade.

A leitura é uma prática que pode ajudar nesse desenvolvimento e que é primordial para ajudar na cognição da criança. Quanto mais ela tem o hábito de ler, maior é a sua carga de conhecimento para o mundo. É importante ressaltar que essa prática deve ser adequada para cada idade. Ou seja, para crianças o indicado é um livro infantil.

  1. Incentivo à imaginação

Além disso, a importância da leitura na educação infantil também está atrelada ao incentivo à imaginação. Essa é uma fase em que as crianças criam narrativas em suas próprias mentes e buscam sempre trazer resoluções que resolvam as questões dessa história.

Quanto mais você incentiva esse hábito, maior é a aprendizagem que os pequenos desenvolvem por meio de histórias. Isso aumenta a bagagem cultural da criança e faz com que ela entenda, de forma lúdica, outras questões que vão além da sua casa, creche/escola.

  1. Melhora da concentração

A concentração é outro fator positivo que a leitura na educação infantil ajuda. Muitas crianças se mostram dispersas quando ficam apenas restritas à televisão ou celulares. Porém, em relação aos livros, elas conseguem se conectar por mais tempo com a história e levar isso para a vida.

Ou seja, se o costume de ler se torna frequente, as chances da criança conseguir melhorar a sua concentração aumenta gradativamente. É importante salientar que alguns problemas como TDAH podem interferir nesta aprendizagem e exigir uma forma de ensino diferente.

  1. Compreensão das emoções

Um período bastante conturbado na vida das crianças é a compreensão das emoções. Por ser algo abstrato, muitas vezes os pequenos não entendem o que está acontecendo e tomam reações um pouco bruscas, como choros constantes, birras e outras atitudes do tipo.

A leitura na educação infantil pode, sim, ajudar nesse processo. Com histórias fictícias, com muitas personificações e com personagens que as crianças gostam, é possível ilustrar o que eles estão sentindo e explicar o que é aquilo. É uma maneira de fazê-las entender aquele sentimento por meio de uma didática adequada para essa idade.

  1. Tempo de qualidade em família 

Por fim, a importância da leitura na educação infantil também está atrelada ao tempo de qualidade com a família. É comprovado cientificamente que esse relacionamento interfere no crescimento saudável de uma criança e que os familiares precisam estar presentes para acompanhar esse momento.

A leitura é uma prática que pode aproximar todos e fazer com que o pequeno crie laços de confiança e amor com a sua família. Contudo, isso precisa vir acompanhado de tranquilidade entre todos os envolvidos para que não gere nenhum tipo de trauma na criança.

Como ajudar a desenvolver o hábito da leitura nas crianças?

Se você está realmente a fim de desenvolver esse hábito em alguma criança próxima a você, seja filho, sobrinho, primo ou até mesmo alunos, existem algumas práticas que podem ajudá-lo nessa missão e que vão aumentar o incentivo à leitura. Essas estratégias são:

  • Dê livros com temáticas que a criança gosta;
  • Participe da leitura de forma ativa;
  • Permita que a criança dê as suas interpretações e não corrija de forma muito imperativa;
  • Ajude-a a entender o que o livro quer mostrar com aquela narrativa;
  • Incentive a leitura como um hábito recorrente.

Conclusão

Para você que chegou até aqui, entendemos juntos a importância da leitura na educação infantil está diretamente ligada com o desenvolvimento do cognitivo de uma criança. Esse hábito é primordial para ajudar na maturação dos pequenos leitores e fazer com que eles ganhem uma bagagem de conhecimento mais rápido.Se você curtiu o assunto, continue no blog do Portal IDEA e veja também outras temáticas interessantes!

Tags:

Deixe um comentário